Nutrição capilar

O que é nutrição capilar? Como fazer em casa?

Ferramentas de calor, exposição aos raios UV, vento, sal, cloro e químicas capilares são fatores que apresentam certo risco à saúde dos fios e que são muito presentes em inícios de ano.

Esses fatores, se aparecerem com certa frequência, podem retirar a oleosidade natural do couro cabeludo e trazer alguns probleminhas aos cabelos.

Se você sente seu fio poroso, opaco, sem movimento, ressecado e com frizz pode apostar que um dos motivos para tudo isso é a falta de óleo natural. Para que esse óleo seja reposto e seu cabelo fique recuperado, o tratamento mais indicado e, infelizmente, pouco conhecido e valorizado é o de Nutrição

Muito se fala de hidratação e reconstrução, não é mesmo? Pois bem, às vezes, mesmo que inserido em cronogramas capilares, a nutrição fica de escanteio na ordem de prioridade, mas saibam que para os outros tratamentos surtirem efeitos, é necessário que antes seja feita uma boa nutrição. 

Para que vocês entendem melhor sobre os benefícios desse método e como realizá-lo, fiquem atentas ao que vem a seguir! 

Afinal, o que é Nutrição capilar?

A Nutrição capilar, como o próprio nome já diz, é o tratamento responsável por repor nutrientes que foram perdidos pelos fios devido a fatores externos.

Esses nutrientes são encontrados nos lipídeos, ou seja, na oleosidade natural dos cabelos, que tem a função de proteger a fibra capilar quando o cabelo está fraco, quebradiço e poroso.

Além da proteção da fibra capilar, a Nutrição também desempenha um papel muito importante quando falamos de Hidratação. São os nutrientes presentes na oleosidade natural que conseguem reter a água dentro da estrutura dos fios e, com isso, prolongam o efeito do tratamento hidratante. 

Por estar relacionada aos lipídeos, os produtos mais indicados para Nutrição são ricos em ceramidas, óleos vegetais (coco, argan, abacate) e manteigas (de cacau, de karité).

O tratamento pode ser realizado uma vez por semana, mas tudo dependerá da situação atual do seu fio. Consulte um profissional e combine com ele a frequência correta para o seu cabelo!

Quais são as diferenças entre Nutrição, Hidratação e Reconstrução?

Responsáveis por compor todos os modelos de cronograma capilar, a Hidratação, a Nutrição e a Reconstrução representam os cuidados básicos que o cabelo precisa para se manter saudável. 

Falando de forma bem resumida, enquanto a Nutrição tem o objetivo de repor os nutrientes perdidos, a Hidratação e a Reconstrução, respectivamente, vêm para recuperar a umidade e a massa da fibra capilar, deixando os fios livres dos quadros de ressecamento e enfraquecimento. 

Benefícios da Nutrição capilar

São inúmeros os benefícios presentes numa Nutrição! Com a barreira de proteção construída em volta da fibra capilar, é criado uma espécie de “filme” que envolve o fio e proporciona aquele toque macio, sedoso e cheio de luminosidade.

Por conta dessa proteção, os fios também adquirem um formato mais alinhado e, consequentemente, perdem aquele efeito frizzado e com volume excessivo.

Como falamos mais acima, esse tratamento caminha junto com a Hidratação pois ajuda a selar as cutículas e reter água por mais tempo dentro da fibra capilar. Portanto, problemas como pontas duplas e ressecamento também são resolvidos com o uso desse método. 

De maneira geral, a Nutrição deixa o cabelo mais forte, alinhado, macio, brilhoso, com movimento e cheio de vida! 

Conheça as vantagens da hidronutrição!

A Hidronutrição é uma técnica que une os tratamentos de hidratação e nutrição, permitindo que essas etapas sejam realizadas de uma só vez

Indicado para todos os tipos de fio, esse método promete a recuperação dos cabelos secos, ressecados e sem vida, repondo toda a água e nutrientes perdidos pela fibra capilar ao longo do tempo ou devido a químicas, agentes externos e radicais livres. 

O resultado são cabelos macios, cheios de brilho e livre dos sinais de ressecamento, como o frizz excessivo e as pontas duplas

Como fazer a Nutrição capilar em casa

Agora que você já sabe do que se trata e quais são os seus benefícios, chegou o momento de colocar a mão na massa e aprender como fazer a Nutrição dentro de sua casa, no momento do banho. É super simples! Veja o passo a passo a seguir:

  1. O primeiro passo antes de qualquer tratamento capilar é o de limpeza das madeixas. Com o uso de um Shampoo, higienize a raiz dos cabelos com movimentos suaves e enxágue bem. 
  2. Remova o excesso de água com uma toalha e, com os cabelos úmidos, separe o cabelo em 4 mechas. 
  3. Aplique uma Máscara ou Óleo de Nutrição, mecha por mecha, do comprimento até as pontas, evitando encostar na raiz. 
  4. Deixe agir pelo tempo descrito na embalagem do produto, que normalmente varia entre 5 a 10 minutos. 
  5. Enxágue abundantemente e aplique um Condicionador para que a cutícula seja selada e, consequentemente, todos os nutrientes sejam retidos. 
  6. Finalize a gosto! 

Conheça o tratamento de Umectação!

Bastante popular no universo da beleza, a umectação é um dos inúmeros tratamentos que fazem parte da etapa de nutrição capilar.

O cuidado é realizado à base de óleo vegetal e, além de auxiliar na reposição dos nutrientes perdidos pela fibra capilar, ele também vem para potencializar os resultados obtidos com a etapa de hidratação, reparando os quadros de ressecamento representados pelo frizz, pela opacidade e pelas pontas duplas. 

Basta escolher o óleo vegetal de sua preferência, dividir as mechas em algumas seções e dar início ao tratamento. Veja a seguir o passo a passo da umectação:

1. Com o cabelo seco, separe-o em mechas e aplique o óleo da raiz às pontas.

2. Massageie o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea e permitir que os fios cresçam de maneira saudável.

3.  Deixe o óleo agir de 30 minutos a 2 horas no cabelo. Esse é o tempo ideal para o couro cabeludo absorver todos os nutrientes contidos no óleo de sua escolha.

4. Após o tempo de ação, vá para o chuveiro e lave os cabelos com o shampoo específico para os seus fios. É importante que o óleo seja retirado para evitar que os cabelos fiquem pesados.

5. Finalize o cabelo retirando a umidade excessiva e aplique um leave-in ou finalizador para dar o toque final em suas madeixas.

Confira mais dicas sobre cabelo em nosso Blog!

Quer ficar por dentro de todas as tendências que englobam o universo capilar? Acessando a página inicial do nosso blog, é possível conferir os demais conteúdos que preparamos sobre o tema! Esperamos pela sua visita!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *