Ícone do site Escova Organica Sem Formol

Botox no cabelo para grávidas: saiba tudo sobre esse procedimento

botox-para-gravidas

Devido às alterações na estrutura do organismo, quando uma pessoa engravida, é importante que alguns cuidados sejam seguidos à risca para que ocorra tudo bem durante a gestação. 

Além de adotar hábitos mais saudáveis, seguir uma dieta balanceada e evitar o consumo de algumas substâncias (como álcool e tabaco), também é interessante se atentar à realização de alguns procedimentos estéticos – como tratamentos e químicas capilares

Afinal, assim como ocorre com os alimentos e bebidas, algumas substâncias presentes nos cosméticos também conseguem penetrar na corrente sanguínea e afetar o bebê. 

Dentre os diversos tratamentos capilares existentes no universo da beleza, o botox capilar é um dos que mais acumula dúvidas entre as pessoas gestantes. 

Neste post, compartilhamos tudo o que você precisa saber sobre o botox capilar e contamos se o tratamento pode ou não ser realizado por pessoas grávidas. Confira! 

Primeiramente, o que é botox capilar?

De forma resumida, o botox capilar é um tratamento intensivo responsável por hidratar e reconstruir os cabelos que foram danificados por químicas, radicais livres e agressores externos. 

Livre de químicas abrasivas e rico em queratina, colágeno e outras proteínas, o botox capilar vem com a finalidade de repor os nutrientes perdidos pela fibra. Assim, encorpa o fio, dando mais sustentação à sua estrutura e deixando-a livre dos quadros de enfraquecimento e quebra. 

Além disso, o botox capilar também atua em cima dos sinais de ressecamento capilar, reduzindo a aparência do frizz e conferindo muito mais leveza, sedosidade e movimento aos cabelos. 

O tratamento apresenta resultados instantâneos e sua duração varia de 2 a 3 meses, podendo ser maior ou menor de acordo com a frequência na qual os fios são lavados. 

Gestantes e lactantes podem fazer botox capilar?

Justamente por representar um tratamento capilar e ser livre de substâncias invasivas, o botox capilar pode sim ser utilizado por gestantes

O tratamento não oferece nenhum risco à gestação, uma vez que não contém formol, nem componentes químicos como amônia e chumbo, que podem ser nocivos ao organismo.

Um dos motivos pelo qual existe esse questionamento está relacionado ao fato do botox ser constantemente comparado a um método de alisamento capilar

O aspecto alinhado e sedoso conferido pelo tratamento é o que gera essa confusão. Porém, é importante reforçar que o botox não se enquadra como um alisamento e sim como um tratamento hidratante e reparador. 

A única recomendação reforçada por profissionais é que a gestante observe se o produto usado é autorizado pela Anvisa e se a sua fórmula é realmente livre de substâncias abrasivas. Caso surjam dúvidas, não exite em conversar com um médico de confiança. 

E as lactantes? Podem fazer uso do botox capilar?

Lactantes também podem fazer tratamento com Botox Capilar, já que, como citamos anteriormente, não existem substâncias químicas em sua fórmula capazes de interferir na composição do leite materno. 

Porém, vale pontuar que todos os produtos usados na pele e nos cabelos são absorvidos pelo corpo, caem na corrente sanguínea e, dependendo da composição, podem alterar a constituição do leite materno

Portanto, os cuidados devem ser redobrados no momento de escolher um cosmético para uso na pele ou nos cabelos.

Quais substâncias devem ser evitadas por gestantes?

Dentre as substâncias que devem ser evitadas por gestantes e lactantes estão o formol, a amônia e os ácidos em geral. 

Além dessas, existem outros componentes que precisam ser deixados de lado pelas pessoas que estão passando por uma gestação. Abaixo, citamos as substâncias mais comuns presentes nos produtos de cabelo que não devem ser utilizadas: 

Em caso de dúvidas sobre o uso de algum produto, não deixe de consultar um médico. Uma boa dica que pode ser útil é compartilhar o rótulo com o profissional antes de efetuar o tratamento.

Confira mais conteúdos sobre beleza e bem-estar!

Gostou desse conteúdo? Acessando a página inicial do nosso Blog, você consegue conferir mais posts sobre beleza e bem-estar. Venha nos visitar!

Sair da versão mobile