Seja devido a alguma química aplicada nos cabelos ou pela falta de cuidados básicos na rotina, o enfraquecimento capilar é um quadro que tende a aparecer em qualquer momento da vida.
Motivado, majoritariamente, pela abertura das cutículas, o enfraquecimento, como o próprio nome já diz, tende a deixar os fios mais frágeis, quebradiços e propícios à queda, sendo necessário um cuidado especial para reverter o quadro e recuperar a vitalidade das madeixas.
A reconstrução capilar vem como uma solução para esse problemão causado pelos quadros de enfraquecimento. Rico em propriedades fortificantes, o tratamento recupera a “massa” dos cabelos e torna os fios muito mais resistentes às agressões externas.
Neste post, falamos um pouco mais sobre esse cuidado e compartilhamos o passo a passo para realizá-lo com sucesso.
Por isso, se você ama ficar por dentro do universo da beleza e sente que seus fios precisam de um boost fortificante, então aproveite o conteúdo a seguir e não se esqueça de anotar todas as dicas que trouxemos por aqui!
O que é Reconstrução Capilar?
A reconstrução é o tratamento responsável por devolver a força e recuperar a “massa” que foi perdida pelo cabelo ao longo do tempo.
Enriquecido com um alto teor protéico, o tratamento de reconstrução visa reequilibrar os níveis de queratina que foram comprometidos pela química ou por agressores externos, fornecendo toda a sustentação que o fio precisa para permanecer forte no couro cabeludo.
O tratamento é realizado através de máscaras, ampolas ou até mesmo por meio da aplicação de queratina líquida. Seus resultados prometem muito mais força, resistência, brilho e elasticidade aos fios de cabelo.
E qual o momento certo para fazer uma reconstrução?
Quem decidirá onde a reconstrução será colocada na sua agenda é você com a ajuda de um profissional capilar. O interessante é montar um cronograma capilar, pois a reconstrução não é um tratamento que pode ser feito com tanta frequência.
Em casos delicados, a reconstrução poderá ser indicada semanalmente, mas se os cabelos estiverem saudáveis de maneira geral (hidratados e nutridos), o tratamento pode ser indicado apenas uma vez ao mês para só equilibrar a massa da fibra capilar.
Muitos tratamentos de reconstrução podem deixar seus fios pesados e sem movimento, portanto não deixe de pedir indicações quanto à frequência!
Passo a passo para uma reconstrução de sucesso!
Agora que você já sabe o que é um tratamento reconstrutor e conhece seus benefícios, está na hora de colocá-lo em prática. Confira a seguir o passo a passo para uma reconstrução de sucesso!
- A higienização dos fios é o primeiro passo que deve ser cumprido antes da reconstrução. Use um shampoo antirresíduos ou de limpeza profunda apenas para limpar o couro cabeludo, evitando aplicar o produto nas pontas, que podem ficar ressecadas.
- Após enxaguar, tire a umidade dos fios com uma toalha e divida o cabelo em seções.
- Aplique uma máscara reconstrutora em todas as seções, partindo sempre pela mecha mais próxima à nuca.
- Confira o tempo de ação no rótulo da embalagem e deixe o produto agindo no cabelo. Passado esse tempo, enxágue o cabelo abundantemente para que não sobre nenhum resíduo do produto em seu couro cabeludo.
- Depois de enxaguar, finalize o tratamento aplicando um condicionador hidratante no comprimento dos cabelos. Enxágue, se certificando que o último jato seja de água fria, para fechar as cutículas e conferir brilho.
- Finalize os fios a gosto e aproveite seus cabelos reconstruídos!
Cuidados antes e depois da reconstrução capilar
Além de manter a estabilidade da saúde capilar, a execução de uma agenda de cuidados também é fundamental para uma melhor performance do tratamento de reconstrução.
Ao ser abastecida com os nutrientes necessários para o desenvolvimento do fio, a fibra capilar tende a absorver os demais tratamentos com muito mais eficácia, reforçando a importância do cronograma capilar.
Por isso, antes de aderir à reconstrução, é bacana apostar nos tratamentos de hidratação e nutrição, que vão prover toda a água e lipídios que o cabelo precisa para ficar com a sua saúde em dia.
Feitos todos esses cuidados, os próximos passos devem focar na preservação dos resultados obtidos.
Aqui, é interessante manter a frequência dos tratamentos e evitar os hábitos maléficos presentes na rotina, como lavar os cabelos com água quente, não se alimentar direito e usar produtos incorretos para determinado tipo de fio.
Confira mais dicas sobre cabelo em nosso Blog!
Gostou de conhecer o passo a passo para uma reconstrução capilar de sucesso? Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais dicas relacionadas ao universo capilar. Estamos te esperando!