Cabelos loiros e descoloridos dicas para manter os cuidados

Cabelos loiros e descoloridos: dicas para manter os cuidados

Um dos maiores desafios enfrentados pelas donas de fios loiros, é manter o cabelo saudável após o processo de descoloração. 

Afinal, mesmo que a técnica proporcione uma cor viva e uniforme, ainda assim ela é considerada a grande responsável pelo desequilíbrio das estruturas internas do fio, sendo fundamental um cuidado que contorne essa situação. 

Devido a algumas substâncias químicas utilizadas no processo de clareamento, os cabelos podem ficar mais propensos a desenvolver quadros de ressecamento e quebra.

Isso sem contar na oxidação da cor, que tende a aparecer em paralelo a esses outros danos. 

Neste post, separamos todas as dicas necessárias para manter os cuidados com os fios loiros e, assim, conquistar madeixas mais saudáveis e cheias de vida.

Por isso, se você deseja prolongar o equilíbrio dos seus fios claros e claríssimos, dê uma olhada no que preparamos a seguir!

Entenda o que está por trás do processo de descoloração capilar!

Para saber quais são os melhores cuidados para manter o bem-estar dos fios loiros, é necessário compreender como funciona o processo de descoloração.

Assim, fica muito mais simples entender as necessidades da fibra capilar e que tipo de nutrientes o cabelo precisará em meio aos cuidados pós-química. 

Então, vamos ao que interessa! Resumidamente, o processo de descoloração vem com a proposta de despigmentar a cor original da fibra capilar.

Essa despigmentação nada mais é do que a retirada do pigmento natural, para a inserção de uma nova nuance em seu lugar. No caso dos fios mais claros, essa nuance costuma ser loira, platinada ou acinzentada. 

A despigmentação do fio é motivada pela junção de uma OX (Água Oxigenada) com um Pó Descolorante.

Ao entrar em contato com o cabelo, esses produtos são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da fibra capilar, a fim de estimular a abertura das cutículas e, dessa forma, remover a pigmentação do fio de cabelo. 

E é justamente aí que mora o perigo. Uma vez abertas, as cutículas ficam muito mais propensas à perda de nutrientes.

Esse fenômeno pode favorecer o surgimento dos sinais de ressecamento e estimular a oxidação da nova cor, fazendo com que os fios loiros adquiram quadros de elasticidade, aspereza, opacidade e quebra. 

E o que fazer para manter a vitalidade dos cabelos loiros e descoloridos?

Para evitar que os cabelos loiros e descoloridos fiquem desestabilizados, é fundamental a organização de uma agenda de cuidados capaz de reequilibrar as estruturas internas do fio e regenerar os danos provocados pelo processo de descoloração. 

Abaixo, listamos alguns cuidados considerados essenciais para acertar no tratamento dos fios claros e claríssimos. Confira:

Fique longe das fontes de calor excessivo!

Todo mundo sabe (ou deveria saber) que as fontes de calor representam algumas das maiores inimigas da saúde capilar.

As altas temperaturas emanadas pelos banhos quentes e pelas ferramentas de calor são capazes de estimular a oxidação dos fios e favorecer os quadros de ressecamento, causando não só o desequilíbrio da fibra, como também o amarelamento da estrutura capilar. 

O ideal é optar por banhos de água fria ou morna e, caso seja necessário utilizar algum secador, prancha ou modelador, é interessante aplicar um protetor térmico em todo o comprimento dos cabelos, como uma forma de garantir a proteção dos fios no decorrer da finalização. 

Aposte em linhas de cuidados específicas para cabelos loiros e descoloridos!

Montar um cronograma capilar que contemple hidratações, nutrições e reconstruções é uma das melhores maneiras de preservar o bem-estar dos cabelos.

Porém, para que esse cronograma dê certo, também é fundamental investir em uma linha de cuidados específica para as necessidades do fio. Afinal, ela será enriquecida com tudo o que é necessário para o desenvolvimento das madeixas.

De modo geral, as linhas de tratamento para cabelos loiros são enriquecidas com propriedades altamente hidratantes e matizadoras.

Os produtos têm a função de neutralizar os sinais de ressecamento, reparar as áreas danificadas pelo processo de descoloração e uniformizar a cor dos fios claros e claríssimos, conferindo muito mais maciez, brilho e vitalidade às madeixas. 

Não esqueça de matizar os cabelos!

Mais um tratamento essencial que deve ser inserido na rotina de cuidados de cabelos loiros e descoloridos é a Matização Capilar. A técnica vem com a missão de neutralizar as nuances amareladas causadas pela oxidação do fio, promovendo uma cor muito mais uniforme às madeixas. 

O tratamento se dá através da aplicação semanal de shampoos e máscaras matizadoras. Suas fórmulas enriquecidas com pigmentos na cor violeta são responsáveis por atenuar os tons amarelados e, dessa forma, aumentar a durabilidade da cor alcançada pelos fios loiros e descoloridos. 

E você, leitora? Conta para a gente nos comentários quais desses cuidados já fazem parte da sua rotina de tratamento para manter a vitalidade dos cabelos loiros e descoloridos. Estamos curiosos para saber!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *