Ícone do site Escova Organica Sem Formol

Cabelos na gravidez: entenda quais são as principais mudanças e cuidados

cabelos-na-gravidez

Quando uma pessoa engravida, é natural que o seu corpo e a sua mente passem a desenvolver uma série de transformações. O humor fica instável, a pele assume um toque mais sensível, os enjoos tornam-se recorrentes e o corpo como um todo tende a ficar mais curvilíneo. 

Mas além das alterações no humor e dos quilos extras para sustentar o bebê, existe uma outra transformação que costuma ser gritante durante o período de gestação: a aparência dos cabelos

Assim como a pele, as unhas e os demais tecidos do organismo, os cabelos também ficam propensos a algumas mudanças no decorrer da gravidez. Mudanças que, por um lado podem ser muito boas, mas por outro podem ser um pouquinho preocupantes. 

Quer saber que mudanças são essas? Então se liga no conteúdo que preparamos a seguir e, de quebra, saiba quais são os principais cuidados com os cabelos na gravidez. Confira!

O que acontece com o corpo na gravidez?

Antes de entender quais são as principais mudanças que tendem a ocorrer na estrutura dos cabelos durante a gestação, é necessário fazer um breve resumo pelas alterações do sistema hormonal. Afinal, ele atua diretamente nessa transformação do fio. 

Então vamos lá! Depois da fecundação e implantação do embrião na parede do útero, a placenta começa a favorecer a produção do hormônio gonadotrofina coriônica, que nada mais é do que o hormônio responsável por manter os níveis de estrógeno e progesterona acima do normal. 

E é justamente nessa discrepância que moram as mudanças da gravidez. Devido a esse boost de estrógeno e progesterona, o corpo fica mais propenso a retenção de líquidos, ganho de peso, cansaço, mudanças de humor, alterações vasculares e, é claro, modificações na pele e nos cabelos. 

Hiperpigmentação, melasma, estrias e varizes são algumas irregularidades que tendem a afetar a pele durante o período de gestação. Já os cabelos sofrem algumas mudanças no crescimento e espessura dos fios. Mudanças essas, que podem ser tanto positivas, quanto negativas. 

Como essa alteração hormonal impacta na saúde e aparência dos cabelos?

Com o aumento do estrogênio e progesterona na circulação sanguínea, os folículos capilares tendem a sofrer uma verdadeira revolução no que diz respeito ao bem-estar dos cabelos

Os principais pontos de mudança conversam diretamente com os quadros de oleosidade e queda. Por serem associadas aos hormônios masculinos, essas irregularidades sofrem uma redução durante o período de gravidez, fazendo com que o fio assuma mais resistência e fique menos propenso à oleosidade excessiva. 

Além disso, também são observadas mudanças no ciclo de desenvolvimento dos cabelos, já que, devido a essas alterações hormonais, os fios tendem a ficar por mais tempo na fase anágena, que é quando os cabelos estão em um crescimento acentuado. 

Portanto, dentro dos meses de gestação, os cabelos tendem a crescer sem parar e podem assumir um aspecto mais cheio e volumoso

E depois da gravidez? Como ficam os cabelos?

O período pós-gestação costuma ser marcado por alguns momentos de tensão no que diz respeito à saúde do fio. 

Cerca de quatro meses depois do bebê nascer, os níveis de estrógeno e progesterona voltam a normalidade e, os fios que ficaram tão resistentes no decorrer da gravidez tendem a cair para abrir espaço para novos cabelos. Esse período é chamado de eflúvio telógeno. 

O eflúvio costuma assustar muitas pessoas pois os fios realmente começam a cair em grande quantidade, principalmente no banho e na escovação. Mas é importante ter em mente que esse é um processo natural e, dentro de poucas semanas, tudo voltará ao normal. 

Quais são os cuidados com o cabelo durante e após a gestação?

Além de dar atenção às dietas equilibradas (ricas em vitaminas) e tentar ficar longe das situações de estresse, que são hábitos saudáveis não só para os cabelos, como para todo o corpo, existem mais alguns cuidados específicos para preservar a saúde capilar durante a gestação. 

O uso de shampoos suaves representa um desses cuidados. Responsáveis por limpar o couro cabeludo sem interferir no pH capilar, os shampoos suaves não deixam os fios pesados e não apresentam os riscos que o shampoo convencional pode oferecer para a mãe e para o bebê. 

E por falar em fórmulas mais leves, durante a gravidez não é indicada a realização de químicas capilares, já que, além de terem o poder de danificar um fio que está passando por transformações, as químicas também podem ser tóxicas para a mãe e para o bebê. 

Ao contrário das químicas, os produtos de tratamento – como máscaras e ampolas – são mais do que recomendados.

Afinal, eles são capazes de oferecer tudo o que o fio precisa para se manter saudável e vêm para incentivar os rituais de autocuidado, que são essenciais para diminuir o estresse da gravidez. 

Confira mais conteúdos sobre bem-estar capilar!

Gostou de saber mais sobre o tema “cabelos na gravidez”? Acessando a página inicial do nosso blog é possível conferir mais conteúdos relacionados à saúde capilar. Venha nos fazer uma visita!

Sair da versão mobile