Se você é fã do universo da beleza, provavelmente já ouviu falar sobre cronograma capilar.
Desenvolvido com a finalidade de recuperar os cabelos danificados e prolongar o aspecto saudável das madeixas, o cronograma nada mais é do que uma agenda de tratamentos formulada a partir das necessidades do seu fio de cabelo.
Composta por tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, a agenda faz um 360º pelas principais carências do seu fio. O intervalo entre um cuidado e outro deve ser de 48h e o tempo do cronograma costuma durar 4 semanas consecutivas.
Neste post, contamos a vocês, amantes de beleza, como começar um cronograma capilar de qualidade e revitalizar todas as estruturas do seu cabelo. Por isso, se você quer saber tudo sobre o tema, se liga no conteúdo que preparamos a seguir!
Conheça as principais necessidades do seu fio!
O primeiro passo para montar um cronograma capilar de sucesso é descobrir as necessidades do seu fio de cabelo. Afinal, a principal função da agenda de tratamentos é suprir as carências da fibra capilar e repor tudo aquilo que foi perdido pelo fio ao longo do tempo.
O Teste de Porosidade simboliza uma alternativa simples e acessível para descobrir essas necessidades. Basicamente, o teste avalia o grau de porosidade do fio, ou seja, o quão abertas estão as suas cutículas e, a partir disso, mostra o que o cabelo mais precisa em determinado momento.
Para realizar o teste, basta colocar um fio de cabelo em um recipiente com água e aguardar cerca de 10 minutos. Se, após esse tempo, o fio boiar sobre a água, isso quer dizer que ele precisa de hidratação.
Caso ele afunde até a metade, precisa de uma nutrição e, se afundar até o final, precisa de um cronograma voltado à reconstrução.
A hidratação regenera os nutrientes perdidos pelo fio!
Independente se o foco do seu cronograma for a hidratação, é importante pontuar que o tratamento é um dos que mais se repete dentro da agenda de cuidados. Responsável por repor os nutrientes perdidos e reequilibrar o manto hidrolipídico, a hidratação é capaz de potencializar a vitalidade dos fios!
Quando um cabelo está hidratado, os resultados são mais do que perceptíveis! Maciez, brilho, sedosidade, alinhamento e movimento são alguns dos muitos benefícios proporcionados pelo cuidado.
Caso o seu teste de porosidade indique que o seu cabelo precisa de hidratação, o cronograma capilar deve se basear neste modelo disponibilizado abaixo:
Semana 1: Hidratação > Nutrição > Hidratação
Semana 2: Nutrição > Hidratação > Reconstrução
Semana 3: Hidratação > Nutrição > Hidratação
Semana 4: Nutrição > Hidratação > Reconstrução
A nutrição reduz os sinais de ressecamento e prolonga os resultados dos demais tratamentos!
Se, por um acaso, o seu teste indicar que o fio precisa de nutrição, isso quer dizer que o nível de porosidade está equilibrado e o cabelo precisa apenas de cuidados para se manter saudável.
A nutrição é responsável por reequilibrar a produção de sebo desenvolvida pelas glândulas sebáceas e reter os nutrientes por mais tempo dentro da fibra capilar, sendo uma super aliada aos fios ressecados ou aqueles que são naturalmente secos – como os cacheados e crespos, por exemplo.
Além disso, o tratamento também é capaz de realinhar as cutículas e construir uma película protetora em volta da estrutura capilar, defendendo-a contra radicais livres e agentes externos.
Veja abaixo como funciona um cronograma capilar voltado para essa necessidade do fio:
Semana 1: Nutrição > Reconstrução > Hidratação
Semana 2: Hidratação > Nutrição > Hidratação
Semana 3: Nutrição > Hidratação > Nutrição
Semana 4: Hidratação > Reconstrução > Hidratação
A reconstrução recupera a força dos fios e reduz os quadros de quebra!
Mesmo que ela apareça bem menos do que os demais tratamentos, a reconstrução ainda assim simboliza um dos grandes pilares do cronograma capilar.
Sua função consiste em repor a massa perdida pelos fios e, a partir disso, proporcionar muito mais força às madeixas, sendo uma forte aliada aos quadros de enfraquecimento e quebra.
Graças à sua tecnologia rica em queratina, a reconstrução tem o potencial de atuar na sustentação do fio, garantindo bastante resistência para que o cabelo consiga enfrentar os agressores externos encontrados na rotina.
Caso o teste de porosidade indique a reconstrução como tratamento principal, o cronograma deve funcionar da seguinte maneira:
Semana 1: Reconstrução > Hidratação > Nutrição
Semana 2: Hidratação > Nutrição > Hidratação
Semana 3: Reconstrução > Hidratação > Nutrição
Semana 4: Hidratação > Reconstrução > Hidratação
Pegue leve na frequência das reconstruções capilares!
Ainda que o cronograma destinado à reconstrução seja composto por alguns tratamentos ao longo do mês, é importante reforçar que a aplicação de máscaras reconstrutoras não deve ter uma frequência elevada, visto que o excesso do tratamento pode enrijecer o fio e causar um efeito rebote.
Aqui, o ideal é mesclar a aplicação de máscaras com outros produtos mais leves voltados para esse cuidado – como leave-ins, shampoos e condicionadores, por exemplo. Converse com um profissional de confiança e peça indicações de produtos!
Agora que você já sabe como começar um cronograma capilar, não existem mais desculpas para não começar o tratamento!
Acessando a página inicial do nosso blog, você tem acesso a uma série de outros conteúdos relacionados ao universo da beleza. Esperamos por você!