Por que investir em cosméticos veganos

Por que investir em cosméticos veganos?

Os cosméticos veganos têm se tornado uma forte aposta entre as marcas que desejam aderir ao consumo consciente e se adaptar ao comportamento de compra do consumidor atual. 

Além de serem mais gentis com a vida animal e reduzir os impactos ambientais característicos da indústria cosmética, os produtos de beleza veganos também contribuem para o bem-estar do nosso organismo, já que são formulados com ingredientes mais saudáveis ao corpo humano. 

Neste post, falamos um pouco mais sobre esse mercado e mostramos quais são os seus diferenciais entre os consumidores. Por isso, se você deseja ficar antenado sobre as novidades do universo da beleza, se liga no conteúdo que preparamos a seguir!

O que é um cosmético vegano?

Em resumo, os cosméticos veganos são produtos de beleza cuja fórmula é 100% livre de ingredientes de origem animal

Formulados apenas com matéria prima sintética e vegetal, os cosméticos veganos são uma ramificação do veganismo, que é um estilo de vida onde toda forma de exploração animal é inválida. 

Justamente por essa característica, os cosméticos veganos também se enquadram na categoria cruelty free, ou seja, não são testados em animais para comprovar a sua qualidade. 

Vegano x Cruelty Free x Natural

Falando especificamente sobre cosméticos, pode-se dizer que tudo o que é vegano, é cruelty free, mas nem tudo o que é cruelty free, é vegano. 

Para ser considerado vegano, um cosmético não pode ser testado em animais. Afinal, essa ação vai contra aquilo que é pregado no veganismo. 

Porém, existem inúmeros cosméticos que não são testados em animais, mas ainda assim possuem matéria prima animal em sua composição.

O mesmo vale para produtos naturais. Nem todo cosmético natural é vegano e nem todo cosmético vegano é necessariamente natural. 

No mercado, temos uma série de cosméticos veganos, que são formulados com substâncias sintéticas, por exemplo.

Portanto, nada de generalizar, okay? Cada uma dessas categorias possuem características únicas que devem sempre ser reforçadas.

Como os cosméticos veganos são desenvolvidos?

Apesar de parecer um universo complexo e cheio de regras, a produção de cosméticos veganos é muito mais simples do que aparenta ser. 

Graças ao avanço da tecnologia na indústria cosmética, hoje, existem diversas opções de ingredientes que podem ser utilizados na fórmula de produtos veganos, sejam eles sintéticos ou vegetais

O único ponto de atenção vai aos ingredientes abrasivos, como silicones, sultados ou liberadores de formaldeído. Apesar de não serem substâncias de origem animal, esses ingredientes não devem ser as primeiras opções de quem busca por cosméticos veganos. 

Grande parte das marcas e consumidores adeptos ao veganismo costumam dar preferência aos ingredientes gentis à saúde do organismo. Isso justifica o fato de grande parte dos cosméticos veganos serem formulados com substâncias naturais, que, por si só, são bem menos abrasivas do que os componentes sintéticos. 

Além disso, como citado anteriormente, nenhum dos cosméticos veganos devem ser testados em animais e precisam ser autorizados por algum selo de cosméticos veganos antes de serem comercializados. 

Dentre os principais selos do mercado, podemos citar a Vegan Trademark, a Animal Test-free and Vegan, o Selo Vegano e o Certified Vegan. 

Vantagens de investir em cosméticos veganos

Muito além de reduzir o impacto da indústria em cima do bem-estar animal, os cosméticos veganos também se destacam por oferecer uma rotina de autocuidado mais segura às pessoas que buscam por um estilo de vida saudável e ativo. 

Justamente por serem formulados, em sua maioria, com ingredientes de origem natural, os cosméticos veganos são repletos de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o desenvolvimento da pele, dos cabelos e das unhas. 

Portanto, pode-se dizer que investir em cosméticos veganos é ter a garantia de um ritual de beleza mais benéfico ao organismo. 

Crescimento do mercado

De acordo com uma pesquisa feita pela Mintel – empresa especializada em pesquisa de mercado -, os lançamentos de cosméticos veganos aumentaram 175% de julho de 2013 a junho de 2019.

Uma das causas desse crescimento repentino pode estar ligado ao comportamento de compra do consumidor atual, que vem se preocupando cada vez mais com o impacto ético e ambiental estimulado pelo seu estilo de consumo. 

Além das discussões acerca do consumo consciente, outro fator que vem incentivando o crescimento da beleza vegana são as indie brands, que, no português, significam “marcas alternativas” ou “marcas independentes”.

Justamente por serem atuais e desenvolvidas por jovens empreendedores, essas marcas têm uma visão mais ampla do que é tendência no mercado, apostando fielmente nos modelos de consumo mais sustentáveis.

Confira mais conteúdos sobre o mercado da beleza!

Visitando a página inicial do nosso Blog, você confere mais conteúdos relacionados à saúde, beleza e mercado. Venha nos visitar!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *