hidratacao-com-babosa

Como fazer hidratação com babosa no cabelo?

Se você é minimamente antenada ao universo da beleza, provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios da hidratação com babosa para a saúde dos cabelos. 

A planta de origem africana representa um dos principais ingredientes utilizados nas receitas caseiras e aparece como potencializadora dos demais tratamentos do cronograma capilar – especialmente quando estamos falando de hidratação. 

Neste post, compartilhamos tudo o que você, beauty lover, precisa saber sobre a babosa e mostramos como utilizá-la para hidratar os cabelos. Ficou curiosa?

Então abra o seu bloco de notas, registre nossas dicas e aproveite o conteúdo a seguir!

Primeiramente, o que é e para que serve a babosa?

A babosa nada mais é do que o nome popular dado à famosíssima planta Aloe Vera, que tem origem no norte da África e é muito conhecida na indústria da beleza por suas propriedades hidratantes, calmantes, anestésicas, anti-inflamatórias e até mesmo cicatrizantes. 

Rica em vitaminas (B1, B2, B6, B12, A, E e C), minerais (cálcio, magnésio, ferro, selênio e zinco), aminoácidos, ácidos graxos, fibras solúveis e compostos ativos, a babosa proporciona uma série de benefícios à saúde da pele e dos cabelos. 

Falando especificamente da estrutura capilar, a babosa tem o potencial de reparar alguns danos acumulados pelo fio, auxiliando no tratamento dos cabelos danificados, ressecados e fragilizados. 

Abaixo, contamos um pouquinho mais sobre os seus benefícios e mostramos como a planta pode ser inserida no cronograma capilar. Confira!

Quais são os benefícios da babosa para o cabelo?

Justamente por ter uma alta concentração de vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos, a babosa é capaz de fortalecer os fios e potencializar a hidratação das madeixas, conferindo aquele aspecto radiante, digno de um cabelo saudável. 

A planta é uma poderosa aliada na reposição da umidade perdida pela fibra capilar e na remoção das células mortas acumuladas no couro cabeludo, permitindo que os demais tratamentos do cronograma sejam aproveitados com muito mais eficácia. 

Por conter enzimas que auxiliam na eliminação dessas células mortas, a babosa também pode ser utilizada no tratamento da caspa e no reequilíbrio das glândulas sebáceas, que tendem a ficar desreguladas nos quadros de dermatite seborréica. 

Além disso, a babosa também ajuda na produção de colágeno e protege os fios contra a ação dos radicais livres, tornando a estrutura do fio muito mais forte e livre dos sinais de quebra e queda

Como usar a babosa nos cabelos?

Devido a esses múltiplos benefícios, a babosa pode ser utilizada de diversas formas no cronograma capilar. Tudo vai depender do tipo do fio e das necessidades apresentadas por ele. 

O único ponto de atenção vai à extração do gel da babosa, que é o grande protagonista dos tratamentos realizados. Por ter uma espessura mais grossa e contar com alguns espinhos, a babosa deve ser manuseada com cuidado. 

A dica é cortar as laterais da folha de babosa com o auxílio de uma faca ou tesoura e extrair a substância gelatinosa que se encontra dentro dela, despejando-a em um recipiente seco e limpo. 

Abaixo, compartilhamos três receitinhas de babosa que fazem muito sucesso entre as amantes de cuidados capilares. Dá só uma olhada!

Potencialize o tratamento de hidratação com a babosa!

Se o intuito for utilizar a babosa para hidratar a fibra capilar e garantir mais sedosidade aos cabelos, tenha em mãos o gel da babosa, um óleo vegetal de sua preferência e sua máscara de tratamento favorita. Veja abaixo o passo a passo da receita:

1. Despeje o gel da babosa em um recipiente limpo;

2. Adicione duas colheres de sopa do óleo vegetal – que pode ser óleo de coco ou amêndoas;

3. Misture tudo com a quantidade de máscara de hidratação que você já está acostumada; 

4. Aplique nos cabelos limpos e úmidos e deixe agir por 30 minutos;

5. Enxágue abundantemente e retire o excesso do produto com o auxílio de um shampoo.

Babosa para fazer o cabelo crescer!

Quer dar um boost no crescimento dos fios e atenuar os quadros de queda? Os ácidos graxos encontrados na babosa são capazes de estimular o couro cabeludo e fazer com que os fios cresçam com mais rapidez. 

Para esse tratamento, tudo o que você vai precisar é do gel da babosa e de um pouquinho de óleo de rícino. Confira:

1. Misture duas colheres de chá de óleo de rícino na quantidade de gel de babosa utilizada para o cabelo; 

2. Aplique a mistura no cabelo limpo e seco, massageando bem o couro cabeludo;

3. Deixa a máscara agir por 30 minutos;

4. Lave os cabelos com um shampoo e enxágue abundantemente. 

Cuide dos cachos com o auxílio da babosa!

Por fim, a babosa também é uma super aliada aos cabelos crespos e cacheados. Sua ação hidratante é capaz de revitalizar e definir esses tipos de fio que costumam ser naturalmente mais ressecados. 

Para esse tratamento, basta separar a quantidade utilizada de gel de babosa, mel, azeite de oliva e bepantol. Veja abaixo o passo a passo:

1. Bata no liquidificador uma colher de sopa mel com a quantidade de gel de babosa utilizada para o tratamento; 

2. Adicione uma colher de sopa de azeite de oliva e misture bem;

3. Inclua uma colher de sopa de bepantol na mistura; 

4. Com os cabelos limpos e úmidos, aplique a máscara e deixe agir por 20 minutos;

5. Enxágue abundantemente e finalize à gosto. 

Confira mais dicas sobre cabelos em nosso Blog!

Gostou de conhecer os benefícios e como fazer hidratação com babosa para o cabelo? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere os demais conteúdos que preparamos sobre o universo capilar. Não perca!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *