cronograma capilar para cabelos lisos saiba como fazer

Cronograma capilar para cabelos lisos: saiba como fazer

Quem vê os cabelos lisos sempre alinhados e luminosos nem imagina que eles dão tanto trabalho quanto os outros tipos de fio. Assim como os cacheados e crespos, as madeixas lisas também contam com características únicas e precisam de um cronograma capilar que atenda às necessidades de sua estrutura. 

Apesar de serem majoritariamente finos, sem curvatura e menos propícios aos quadros de ressecamento, os cabelos lisos também estão expostos a agressores externos e a uma série de fatores que podem afetar o seu equilíbrio, sendo necessária uma rotina de cuidados especiais para driblar esses possíveis danos. 

Abaixo, separamos quais são esses cuidados para que você, dona de fios lisos, saiba como fazer um cronograma capilar para o seu tipo de fio. Por isso, se você não abre mão de estar sempre atualizada quanto aos melhores tratamentos para o seu cabelo, fique de olho no que vem a seguir!

Primeiramente, como funciona um cronograma capilar?

Seja para cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos, um cronograma capilar é desenvolvido com o intuito de atender às necessidades de cada fio e, assim, favorecer o equilíbrio de suas estruturas. 

Sendo dividido em tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, essa agenda de cuidados visa recuperar tudo que foi perdido pelo fio de acordo com o tempo, em decorrência de agentes externos ou por influência de procedimentos químicos.

Inclusive, a presença de químicas – como alisamentos, tinturas e descolorações – pode influenciar nessas rotinas de tratamento, uma vez que esses procedimentos contam com substâncias pesadas capazes de danificar o cabelo com mais intensidade. Por isso, analise o quão danificado está o seu cabelo antes de dar início ao tratamento, ok?

As hidratações dominam os cronogramas capilares!

Independente do tipo de cabelo, a hidratação representa a etapa principal de qualquer cronograma capilar. É ela quem vai aparecer mais vezes dentro da rotina de cuidados! Afinal, assim como o nosso corpo perde água diariamente, o fio de cabelo também perde umidade e outros nutrientes, fazendo com que seja necessária a sua reposição.

É a partir dessa recuperação de água, que os fios ficam livres dos quadros graves de ressecamento e conseguem alcançar aquele semblante macio, luminoso e cheio de vida. Para que essa etapa seja bem sucedida, é ideal apostar em máscaras à base de glicerina, vitaminas e proteínas hidrolisadas, já que são absorvidas com mais facilidade pelas cutículas. 

Leia também: 3 produtos indispensáveis para hidratação capilar

As nutrições conservam a vitalidade dos fios!

A etapa de nutrição vem com o intuito de conservar a umidade dos fios alcançada através dos tratamentos hidratantes. É ela quem vai reter a água e os demais nutrientes dentro da fibra capilar e, dessa forma, eliminar os principais sinais de ressecamento, como a quebra, o frizz e as pontas duplas, por exemplo. 

O tratamento também é responsável por equilibrar a oleosidade natural do couro cabeludo, que tende a ser mais evidente nos fios lisos devido a estrutura fina e sem curvatura desse tipo de cabelo. Nessa fase do cronograma, é indicado investir em máscaras e óleos nutritivos que tenham uma fórmula mais leve para que o produto penetre com mais facilidade e não deixe o fio sobrecarregado. 

Leia também: Os 4 melhores produtos para nutrição capilar

As reconstruções regeneram os danos mais profundos!

Por último, mas não menos importante, temos a etapa mais poderosa de todo o cronograma capilar, a reconstrução. É ela quem vai repor as proteínas perdidas pela fibra capilar e recuperar a força e resistência dos cabelos. Seu tratamento visa regenerar a massa ou o “corpo” da estrutura capilar, deixando os fios muito mais preparados para enfrentar os agressores externos encontrados em nosso cotidiano. 

Por contar com ativos muito potentes capazes de regenerar até mesmo os danos mais intensos, a reconstrução não deve aparecer com frequência, uma vez que pode deixar o fio enrijecido e sem movimento. Para fios danificados, o tratamento deve aparecer quinzenalmente e, para os que já estão saudáveis, apenas uma vez ao mês

Para essa etapa, são indicadas máscaras, ampolas e cremes reconstrutores enriquecidos com queratina – proteína que constitui 90% do fio de cabelo e é responsável pela sustentação do fio.

A agenda coringa para tratar os cabelos lisos

Baseando-se nas informações citadas acima, a agenda de tratamentos que mais se adequaria ao tratamento mensal dos cabelos lisos seria organizada dessa maneira: 

1ª semana: hidratação – hidratação – nutrição 

2ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – hidratação – reconstrução

4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

Independente desse modelo coringa de cronograma capilar, é importante reforçar que a agenda de cuidados deve conversar com o estado de saúde atual do seu fio. Por isso, se o seu cabelo estiver muito danificado, consulte um profissional de confiança e monte com ele uma rotina de tratamentos que atenda às necessidades do seu cabelo. 

Leia também: Como prolongar o efeito liso da progressiva sem formol?

Agora conta pra gente, leitora! Gostou de saber como fazer um cronograma capilar para cabelos lisos? Esses tratamentos já faziam parte da sua rotina de cuidados? Deixa a gente saber! 🙂



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *