rotina de cuidados para os pes

Rotina de cuidados com os pés

Uma coisa é fato: os pés representam as partes do corpo que menos recebem cuidados especiais. E que atire a primeira pedra quem for dizer o contrário! Em meio a tantas trocas de calçado, quem tem o hábito de parar diariamente para conferir a saúde dos pezinhos? 

O motivo para passarem tão despercebidos assim é puramente por uma questão de costume. A grande maioria das pessoas associa o conceito de autocuidado apenas com os rituais de haircare e skincare, deixando de lado outras partes do corpo que merecem tanta atenção quanto!  

Responsáveis por nos locomover de um lado para o outro e por aguentar toda a pressão do nosso corpo, os pés lidam com todo o tipo de desafio diariamente, tornando os maiores aliados de quem vive na correria do dia a dia. 

Por ficarem muito tempo dentro de sapatos apertados e sujeitos a uma série de fatores externos, essas estruturas também sofrem danos e estão sujeitos às mesmas adversidades que atingem a pele do rosto e do corpo, como ressecamento, descamação e rachaduras, por exemplo. 

Pensando em aliviar o dia a dia caótico que os pés enfrentam, separamos nesse post uma rotina de cuidados com os pés rápida e super prática. Por isso, se você se preocupa com a saúde deles e deseja driblar os possíveis danos que possam os atingir, fique de olho no que vem a seguir!

Evite ao máximo os sapatos apertados e de bico fino!

Evitar o uso de sapatos muito apertados, especialmente os de bico fino, como saltos altos e tênis, é a primeira mudança que você precisa fazer na rotina para prevenir o desgaste dos pés. Por serem incômodos e fazerem ainda mais pressão sob o local, esses sapatos geram atrito e apertam os dedos e unhas, favorecendo o surgimento de calos e micoses e potencializando o ressecamento da região, que já é algo natural à pele dos pés. 

Por isso, para driblar esses possíveis danos, deixe de lado os sapatos super apertados e opte por aqueles que tenham uma palmilha mais macia. Caso você não consiga desapegar completamente desses modelos, então tente intercalar os sapatos ao longo do dia. Dessa forma, os pés conseguem relaxar um pouquinho e “respirar” em meio a rotina agitada. 

A água morna é a sua melhor amiga!

Sabe quando chegamos em casa após um dia exaustivo de trabalho e tudo que precisamos é de um banho de água morna bem relaxante? Pois bem, isso não é diferente quando estamos falando dos cuidados com os pés! Assim como a água morna auxilia no relaxamento da pele do corpo, ela também contribui bastante para a descontração da pele dos pés. 

Uma dica de autocuidado para adicionar na rotina é mergulhar os pés em uma bacia de água morna ou fechar o ralo do chuveiro e deixá-los imersos enquanto estiver no banho. Além de contribuir para o amolecimento da pele, que é mais grossa nessa região, esse “escalda pés” também auxilia a driblar os sinais de ressecamento. Experimente!

Capriche na esfoliação!

Após o “escalda pés”, separe um tempinho adicional para fazer uma esfoliação caprichada no local. A técnica tem a função de renovar a pele dos pés, remover o excesso de células mortas e aprimorar a circulação sanguínea da região, que pode ser afetada, inclusive, devido ao uso de sapatos muito apertados. 

E não precisa realizar grandes investimentos, viu? Uma bucha vegetal, dessas que tem a superfície um pouquinho mais áspera, já é mais que ideal para esfoliar a região. Porém, se você optar por um gel esfoliante, aproveite o momento da aplicação para fazer uma massagem suave na pele dos pés. Além de revitalizar o local, a massagem é mais uma alternativa para relaxar os pezinhos.

Cremes hidratantes são sempre bem-vindos!

Assim como a pele do rosto e do corpo precisam ser hidratadas diariamente para recuperarem a umidade perdida e se manterem equilibradas, a pele dos pés também necessita desse cuidado para permanecer saudável. Ainda mais quando falamos de uma região que já é naturalmente mais ressecada! 

Portanto, uma ótima maneira para finalizar a sua rotina de cuidados com os pés é aplicando um bom creme hidratante na região. Opte por aplicar o creme à noite, após o banho, pois a pele estará mais fresquinha e menos propícia a atritos. Uma dica muito bacana é dormir com meias de algodão ou nylon, que, devido a oclusão, conseguem reter a umidade e potencializar essa hidratação noturna. 

Leia também: Cuidados com o rosto: hábitos que aceleram o envelhecimento precoce

Tá vendo como é simples seguir com uma rotina de cuidados com os pés, leitora? Alguns minutinhos no dia fazem toda a diferença à saúde da região! Aproveite esse momento e conte pra gente nos comentários quais desses cuidados você já costumava ter com os seus pezinhos! Estamos ansiosos para saber! 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *