Apesar de serem consideradas como um grande tabu entre os amantes do segmento da beleza, as peles oleosas representam o tipo de pele mais comum em nosso país e, por conta disso, devem ser cada vez mais normalizadas para que o seu tratamento seja feito da maneira correta.
Uma vez maltratada, esse tipo de pele pode desenvolver ainda mais óleo, causando o desequilíbrio das glândulas sebáceas, o aparecimento de cravos e espinhas e, consequentemente, o surgimento de algumas lesões ocasionadas por esse conjunto de irregularidades.
Pensando em auxiliar as pessoas que possuem peles oleosas e acneicas, separamos nesse post alguns cuidados diários essenciais para esse tipo de cútis. Suprindo suas necessidades básicas, é possível obter uma pele muito mais saudável e equilibrada. Confira!
Evite o acúmulo de sebo limpando bem a sua pele!
Limpar a pele duas vezes ao dia é um passo essencial em qualquer rotina de skincare. Isso vocês já estão cansados de saber, não é mesmo? Porém, quando se trata de uma pele oleosa, essa etapa se torna imprescindível. Afinal, o acúmulo de impurezas e resíduos de maquiagem é um dos maiores gatilhos para causar o entupimento dos poros e, consequentemente, desencadear a produção excessiva de óleo.
O ideal é fazer uma limpeza com um Sabonete Facial pela manhã e, antes de dormir, repetir essa higienização adicionando um Demaquilante a essa etapa. Assim, você promove uma dupla assepsia e garante a remoção total dos resíduos de maquiagem e poluição.
Hidrate! Peles oleosas também precisam desse cuidado!
Engana-se quem pensa que as peles oleosas não precisam de hidratação. Apesar de possuírem uma aparência brilhosa, esse tipo de pele precisa recuperar a sua umidade tanto quanto as outras. Inclusive, a produção excessiva de sebo pode representar um efeito rebote dessa possível falta de hidratação. Quando a pele não é hidratada, as glândulas sebáceas tendem a produzir ainda mais óleo para compensar esse gap.
Uma vez hidratada, a cútis “entende” que não precisa mais produzir o dobro de óleo para manter a pele protegida e equilibrada, reduzindo naturalmente os quadros de oleosidade excessiva. Por isso, de manhã e à noite, procure hidratar a pele com um Hidratante em textura sérum ou gel, que são mais fluídos e não sobrecarregam os poros.
Utilize produtos específicos para esse tipo de necessidade!
Assim como os fios de cabelo, a pele também precisa ser tratada com produtos específicos para as suas necessidades. Quando são mais oleosas e acneicas que o normal, as cútis devem ser preservadas com produtos livres de óleo em sua composição, dando preferência aos cosméticos com texturas mais leves, como os géis, as loções e os séruns, que são absorvidos com mais facilidade pelos poros e não sobrecarregam a pele.
O ideal é investir em um Sabonete Facial destinado para peles oleosas, em um Hidratante na textura gel para reequilibrar os níveis de umidade da cútis, em uma Vitamina C em sérum para reter a hidratação dentro dos tecidos e em um Protetor Solar com toque seco, que vai proteger a cútis e mantê-la matificada ao longo do dia.
Beba bastante água e evite alimentos muito gordurosos!
Por último, mas não menos importante, tente manter hábitos saudáveis em sua rotina. Uma vez equilibrado, o corpo tende a externar essa estabilidade para os seus tecidos externos, melhorando a aparência dos cabelos, da pele e das unhas.
Evite o consumo excessivo de frituras, doces e alimentos muito gordurosos, uma vez que eles podem desestabilizar as glândulas sebáceas da pele e favorecer o surgimento da acne. Além disso, beba bastante água e tente inserir mais colágeno em sua alimentação! A proteína é responsável por dar mais firmeza aos tecidos e evita o surgimento dos sinais de envelhecimento.
Leia também: Cuidados com o rosto ao usar máscara de proteção
Agora é com você, leitora! Conta para a gente nos comentários quais desses cuidados diários você já tinha com a sua pele oleosa e acneica? Estamos curiosos para saber! 😉