Ícone do site Escova Organica Sem Formol

Cuidados específicos para cabelos crespos

cuidados-com-cabelos-crespos

Pretty young black woman with curly hair on the street at sunny day

Assim como os outros tipos de fio, os cabelos crespos também precisam de alguns cuidados específicos para se manterem fortes e saudáveis.

Devido a sua curvatura específica, os cabelos crespos são mais propensos a ficarem ressecados, fazendo que a sua estrutura seja naturalmente frágil e necessite de uma atenção especial no cronograma capilar.

Neste post, mostramos as principais características e contamos quais são esses cuidados para cabelos crespos tão importantes para o seu desenvolvimento saudável. Quer saber mais? Então se liga no conteúdo que compartilhamos a seguir!

Quais são as características de um cabelo crespo?

Conhecido por fechar a tabela de curvatura, o cabelo crespo – conhecido como cabelo tipo 4 – se caracteriza por sua estrutura em espiral e é o cacho mais fechado que existe.

Assim como os demais tipos de fio, o cabelo crespo também é dividido em três categorias: cabelos crespos 4A, 4B e 4C.

O cabelo 4A é um crespo definido com bastante facilidade em cachear. Já o 4B é conhecido por ter volume e cachos unidos, assumindo um aspecto mais fino que o da categoria anterior. Por fim, o 4C é ainda mais volumoso e sua estrutura pode assumir um formato em zigue-zague.

Justamente por ter uma curvatura acentuada, a estrutura capilar dos cabelos crespos tende a ser mais ressecada que as demais. Isso porque a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não é capaz de percorrer todo o comprimento do fio, deixando-o com um gap nutritivo.

Além disso, também vale dizer que o cabelo crespo é o tipo de fio que mais sofre com o fator encolhimento, aparentando ser bem menor do que realmente é.

A hidratação e a umectação são essenciais ao cabelo crespo!

Devido a essa falta de umidade e nutrição, que tende a ocorrer naturalmente, os tratamentos hidratantes e umectantes representam os maiores aliados dos cabelos crespos.

A hidratação é responsável por repor a umidade e os nutrientes perdidos, enquanto a umectação fica encarregada de reter essas substâncias dentro da fibra capilar. Assim, ambas reduzem os principais sinais de ressecamento que afetam os fios crespos – como o frizz, a aspereza, a porosidade e as famosas pontas duplas.

Aqui, o melhor a se fazer é investir em uma máscara de hidratação para cabelos cacheados e crespos e apostar em um bom óleo vegetal para realizar a umectação dos fios. Dentre os principais óleos para umectação, podemos citar o Óleo de Argan, o Óleo de Oliva e o Óleo de Coco.

Outra dica de ouro para potencializar o condicionamento dos cabelos crespos é apostar no Co-Wash! A técnica dispensa o uso do Shampoo e consiste em higienizar os fios usando apenas o Condicionador.

Desenvolvido em uma fórmula leve e emoliente, o condicionador é capaz de remover as impurezas do couro cabeludo ao mesmo passo em que reequilibra a hidratação do fio. Acredite: é uma mão na roda aos fios que são naturalmente ressecados.

Uma boa finalização faz toda a diferença!

Além dos tratamentos de hidratação e umectação, outros cuidados que não podem faltar na rotina dos fios crespos são aqueles destinados à finalização capilar.

Os produtos de finalização, além de realçar o volume e dar mais definição, também atuam de forma a potencializar os resultados obtidos com os demais tratamentos, evidenciando a vitalidade dos cabelos.

A dica é investir em finalizadores destinados para cabelos crespos. Dentre os produtos de maior destaque estão os Leave-Ins, as Gelatinas, os Ativadores de Cachos, os Cremes de Pentear e os Silicones Reparadores.

Ademais, no momento da finalização dos cabelos crespos, também vale ficar de olho nas ferramentas que você utiliza para secar os fios.

É indicado que, no momento da secagem, seja dispensado o uso da toalha. Isso porque o tecido das toalhas tradicionais tem o potencial de gerar o frizz ao entrar em atrito com as madeixas. Substitua a toalha por um tecido de algodão, como uma camiseta por exemplo.

O mesmo vale para os secadores! Ao invés de utilizar um secador convencional, tente investir em um aparelho difusor. A ferramenta oferece o controle do ar quente e é capaz de evidenciar a definição e volume dos fios, realçando a beleza natural dos cabelos crespos.

Confira mais dicas de beleza em nosso Blog!

Gostou de conhecer os cuidados específicos para cabelos crespos? Acessando a página inicial do nosso Blog, você pode conferir mais conteúdos relacionados a dicas de beleza. Venha nos visitar!

Sair da versão mobile