Se você tem cabelos lisos, com certeza já enfrentou obstáculos como pontas duplas, frizz, oleosidade ou ressecamento.
Mas fique calma! O problema está longe de ser você. Essas situações são mais comuns do que se parece e a boa notícia é que tudo isso pode ser contornado.
Assim como os outros tipos de fio, um cabelo liso também necessita de tratamento especial para se manter com um aspecto saudável e bonito.
Neste post, separamos algumas dicas para todas as pessoas de cabelo liso que desejam estar com as madeixas sempre impecáveis e bem cuidadas. Dê uma boa olhada nos cuidados para cabelos lisos!
Mantenha a higienização dos fios em dia!
Devido a sua estrutura livre de curvas, os cabelos lisos são mais propensos a desenvolver quadros de oleosidade, visto que o sebo produzido consegue escoar com mais facilidade até o comprimento dos fios.
Para evitar que os cabelos lisos acumulem mais óleo do que o ideal, o melhor a se fazer é caprichar nas higienizações, evitando deixar o cabelo sujo por mais de 2 dias seguidos.
Aqui, a dica é investir em um shampoo e em um condicionador específicos para cabelos lisos. Aplique o shampoo da raiz às pontas e o condicionador somente do comprimento às pontas, sempre se certificando de enxaguar bem para não ocorrer o acúmulo de resíduos.
Tenha cautela no momento de pentear e arrumar os fios!
Sim, pentear os fios exige uma atenção especial. Dependendo da força usada para passar o pente, o fio pode se arrebentar com o atrito, resultando no famoso e incômodo frizz.
O indicado é ir penteando em níveis: começando pelas pontas, onde os fios são mais propensos a embaraçar, seguindo para o comprimento até o final da cabeça.
Dessa maneira o pente não é passado de uma só vez e a certificação de que todo o cabelo foi desembaraçado é maior.
Em nenhuma hipótese deixe de hidratar as madeixas
Independente do tipo de cabelo, a hidratação sempre será bem-vinda na agenda de cuidados.
O tratamento é responsável por repor a umidade perdida pelos cabelos lisos e reparar os sinais de ressecamento que tendem a surgir em sua estrutura, deixando os fios livres do frizz, da opacidade e das pontas duplas.
Aqui, é interessante adquirir uma máscara de hidratação e usá-la uma vez por semana ou a cada quinze dias. Converse com um profissional de confiança e peça um direcionamento mais adequado quanto à frequência.
Caso os fios sejam alisados quimicamente, o ideal é montar um cronograma capilar e investir em máscaras para cabelos quimicamente tratados, intercalando as máscaras de hidratação com tratamentos de nutrição e reconstrução.
Não subestime o poder dos finalizadores!
O frizz e as pontas duplas são problemas bastante recorrentes nos cabelos lisos. Devido à sua estrutura alinhada e livre de curvatura, esses sinais tendem a ficar mais evidentes nos cabelos Tipo 1, gerando incômodo em inúmeras pessoas.
Além de auxiliarem no controle do frizz e das pontas duplas, os finalizadores capilares também conferem mais maciez e luminosidade às madeixas, já que são enriquecidos com uma série de nutrientes que atuam no tratamento dos cabelos.
Aplique-os diariamente do comprimento às pontas ou toda vez que for utilizar ferramentas de calor – como secadores, pranchas e modeladores.
Uma alimentação balanceada faz toda a diferença
Com certeza você já deve ter ouvido falar que a alimentação faz toda a diferença quando o assunto é cabelo, pele e unha.
Uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, contribui bastante com a saúde, crescimento e fortalecimento dos cabelos. São exemplos de vitaminas e minerais:
- Vitamina B: por conter biotina, essa vitamina auxilia no crescimento dos fios. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: fígado, peixes e nozes.
- Vitamina A: o retinol evita o enfraquecimento e queda dos fios. Se você sofre com esse problema, tenha uma dieta rica em cenoura e beterraba.
- Ferro: feijão, cereais, vegetais e legumes verdes garantem a vitalidade do fio por serem ricos em ferro.
- Proteína: se você deseja contornar fios quebradiços e fracos, invista numa dieta de proteínas. Alimentos como carnes, leite, ovos, grãos e cogumelos são uma ótima pedida.
- Vitamina E: vitaminas do complexo E previnem o envelhecimento precoce e devolvem o brilho natural aos cabelos. Invista numa alimentação cheia de sementes e óleos vegetais.
Confira mais conteúdos sobre cabelo em nosso blog!
Gostou das nossas dicas de cuidado para cabelos lisos, leitora? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere mais conteúdos relacionados ao universo dos cabelos. Esperamos pela sua visita!