Quem dera os cabelos tingidos e descoloridos pudessem ficar por mais tempo com aquela cor uniforme e radiante alcançada no final dos procedimentos, não é mesmo?
Independente dos cuidados pós química, hora ou outra os fios vão desbotar e você terá que recorrer aos matizadores de cabelo.
Mesmo que o procedimento seja extremamente simples, o tema ainda gera muitas dúvidas entre as donas de fios quimicamente coloridos. Com a ampla gama de matizadores disponíveis no mercado, fica realmente difícil saber qual é o melhor para determinada tonalidade.
Neste post, contamos como é a atuação dos matizadores sobre os cabelos tingidos e compartilhamos todas as informações necessárias para que você entenda para que serve cada um deles. Confira!
Primeiramente, o que são os Matizadores Capilares?
Os Matizadores são produtos desenvolvidos com a finalidade de uniformizar a cor e recuperar a vivacidade dos cabelos tingidos e descoloridos.
Formulados com ativos responsáveis por neutralizar as nuances indesejadas, como os tons amarelados, alaranjados e esverdeados, esses cosméticos proporcionam a uniformização do tom principal adicionado às madeixas, garantindo aquele aspecto de cabelo saudável.
De modo geral, o método de Matização Capilar é feito com Shampoos Coloridos, Máscaras Matizadoras e kits completos direcionados à essa necessidade capilar. No tópico abaixo, falamos um pouquinho mais sobre a eficácia de cada um desses produtos!
Quais são os principais tipos de Matizadores?
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas donas de cabelos tingidos e descoloridos é a respeito da escolha do matizador.
No mercado, existem várias alternativas diferentes de matizadores, fazendo com que o tema gere muitas dúvidas no momento de investir neste tipo de tratamento.
Basicamente, a cor do matizador é a grande responsável pelo resultado da matização. Neste caso, o melhor a se fazer é analisar a nuance do seu fio e recorrer aos conceitos da colorimetria. Veja abaixo como os matizadores de cabelo atua sobre a cor dos fios:
Matizador Roxo e Matizador Azul
Os Matizadores Roxos e os Matizadores Azuis são os mais comuns entre os amantes de haircare! Sua fórmula é desenvolvida a fim de neutralizar aqueles fios loiros que são mais propensos às nuances amareladas.
Através dele, é possível neutralizar essas nuances e garantir tons platinados e acinzentados.
Matizador Lilás
Semelhante aos Matizadores Roxos, o Lilás é mais indicado para aquelas pessoas que desejam fugir das nuances acinzentadas.
Os produtos são indicados apenas para preservar o reflexo das áreas mais claras e uniformizar a cor como um todo.
Matizador Cinza e Matizador Preto
Os Matizadores Cinzas e Matizadores Pretos, por suas vezes, são indicados especialmente para aqueles cabelos loiros que não abriram bem durante a descoloração ou que foram mal descoloridos.
Sua tecnologia é desenvolvida para fechar o tom do cabelo, deixando-o mais próximo de uma escala de cinza/platinado.
Matizador Verde
Por fim, o Matizador Verde vem com o intuito de corrigir a cor dos cabelos pretos e castanhos. Desenvolvidos com pigmentos esverdeados, esses produtos têm o intuito de neutralizar as nuances avermelhadas e proporcionar um tom mais uniforme aos cabelos mais escuros.
Como cuidar dos cabelos após a Matização Capilar?
Para que a uniformização do tom dos cabelos ocorra como o esperado, é necessário seguir alguns cuidados especiais durante e após a matização.
Primeiramente, é necessário investir em bons produtos e sempre conferir as instruções do rótulo antes de sair aplicando os matizadores de cabelo. Por serem produtos hiper pigmentados, é fundamental respeitar o tempo de ação indicado pelo fabricante. Do contrário, você pode manchar ou até mesmo danificar o seu cabelo.
Além disso, sempre procure por produtos que ofereçam algo além da matização. Existem inúmeros matizadores no mercado que, além de neutralizar os tons indesejados, também potencializam a hidratação e oferecem mais brilho às madeixas.
Outro ponto super importante para se atentar é em relação à frequência! A grande maioria dos matizadores de cabelo só devem ser usados conforme a necessidade, ou seja, quando os fios começam a ficar desbotados. De modo geral, a frequência ideal deve ocorrer de 15 em 15 dias.
Por fim, invista em um cronograma capilar para fios quimicamente tratados e use e abuse dos Leave-Ins, tanto na finalização dos cabelos, quanto na proteção dos fios antes de se expor ao Sol, à praia, à piscina e até mesmo às ferramentas de calor.
Agora é com você, leitora! Conta para a gente nos comentários quais tipos de matizadores de cabelo você já utilizou!