cuidados com o cabelo

Mitos e verdades sobre os cuidados com o cabelo

Todo mundo já está cansado de saber que cuidar dos fios diariamente é a chave para mantê-los saudáveis.

Porém, em um universo onde diversos cuidados com o cabelo são reforçados frequentemente, torna-se realmente difícil entender o que é mito e o que é verdade quando falamos de bem-estar capilar

Pensando em suprir as possíveis questões que tendem aparecer na vida de quem se preocupa com a saúde das madeixas, listamos neste post alguns mitos e verdades sobre os cuidados com o cabelo que você precisa saber antes de dar continuidade à sua agenda de tratamentos. 

Por isso, se você já está cansada de receber um turbilhão de informações relacionadas a esse tema, separe um tempinho do seu dia e se liga no conteúdo que preparamos a seguir!

Deixar a máscara agir por mais tempo nos cabelos é benéfico

Mito! Além de não proporcionar nenhum benefício extra, deixar a máscara de tratamento agindo por mais tempo que o recomendado pode até mesmo estimular a oleosidade e causar irritações no couro cabeludo, como as dermatites causadoras da caspa, por exemplo. 

O ideal é sempre respeitar o tempo de ação sugerido pelo fabricante do produto e caprichar no enxágue dos fios, removendo todo e qualquer resíduo que tenha se acumulado entre os cabelos. 

Cabelos extremamente oleosos não precisam de hidratação

Verdade! Os cabelos naturalmente oleosos só vão precisar de hidratação quando o quadro de oleosidade excessiva já tiver sido controlado. 

Enquanto a produção de sebo estiver desregulada, o recomendado é cuidar dos fios com produtos específicos para essa necessidade.

E, ah! Não se esqueça de aplicar os cosméticos a uma distância segura de 1cm da raiz. Quando ficam muito próximos ao couro, os condicionadores e máscaras podem estimular a oleosidade e motivar a queda

Tinturas são capazes de favorecer o ressecamento capilar

Verdade! As tinturas, descolorações, escovas progressivas e demais métodos enriquecidos com substâncias químicas têm um grande potencial de interferir no manto hidrolipídico e causar o ressecamento da estrutura capilar. 

Para evitar que o fio tenha a sua saúde comprometida, o certo é organizar um cronograma de cuidados logo após o término desses procedimentos. Assim, a fibra capilar consegue recuperar a umidade perdida em meio a essas técnicas e têm a sua estabilidade preservada. 

Usar o shampoo duas vezes garante uma limpeza mais completa

Mito! O que vai fazer diferença na limpeza dos cabelos é a fórmula do shampoo escolhido para o tratamento. Por isso, é ideal investir em um produto que realmente consiga atender às características e necessidades apresentadas pela estrutura capilar. 

Além de ser um gasto de produto, utilizar mais shampoo do que deveria pode até mesmo motivar o ressecamento do couro cabeludo – especialmente se o produto conter sulfatos e parabenos. 

Enxaguar os fios com água fria deixa os cabelos mais saudáveis

Mito! Ao contrário do que parece, a água fria não interfere nem positivamente, nem negativamente na saúde capilar. 

Na verdade, é na água quente que mora o problema. Quando assume uma alta temperatura, a água do chuveiro é capaz de estimular a oleosidade excessiva e favorecer os quadros de ressecamento capilar – como o frizz e a aspereza.

Por isso, para evitar esse tipo de cenário, o recomendado é enxaguar os fios com água fria ou morna.  

Confira mais dicas sobre cuidados capilares!

Se você não abre mão dos cuidados com o cabelo e gosta de estar sempre atualizada sobre dicas de beleza, então corre para a página inicial do nosso blog e confira os demais conteúdos que preparamos para você!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *