O enfraquecimento capilar e a queda de cabelo são quadros extremamente comuns, que podem aparecer em qualquer momento da vida, independente se o cabelo for virgem ou quimicamente tratado.
A boa notícia é que, com o desenvolvimento da tecnologia, existe uma série de tratamentos extremamente eficazes no combate à queda capilar, apresentando resultados poderosos em um curto período de tempo.
Dentre as diversas alternativas presentes no mercado, o Minoxidil e o Monovin A se destacam como poderosos aliados no tratamento do enfraquecimento dos cabelos.
Neste artigo, falamos um pouco mais sobre a ação de cada um desses produtos e indicamos qual é o melhor para a queda de cabelo. Afinal, qual produto escolher? Minoxidil ou Monovin A? Confira a resposta lendo o conteúdo a seguir!
O que é e para que serve o Minoxidil?
O Minoxidil é um medicamento vasodilatador cuja principal função é favorecer o crescimento dos pêlos do corpo, devendo ser utilizado apenas sob prescrição e orientação médica.
De acordo com algumas pesquisas científicas, o Minoxidil é capaz de estimular o aumento do fluxo sanguíneo no couro cabeludo, melhorando o transporte de nutrientes até a fibra capilar e estimulando o aparecimento de novos fios.
O produto é indicado para o tratamento de casos de calvície hereditária, alopecia areata, alopecia decorrente da quimioterapia e antes e depois de procedimentos de transplante capilar.
E o Monovin A? Como ele atua sobre os cabelos?
O Monovin A, por sua vez, pode ser encarado como um super concentrado de vitamina A. Por isso, além de ser usado para o crescimento de cabelo, ele também trata quadros de hipovitaminose A – uma doença causada pela deficiência da vitamina no organismo.
Nos cabelos humanos, o Monovin A costuma ser utilizado em forma de Shampoo Bomba. Basta misturar o superconcentrado com um shampoo convencional e um pouquinho de bepantol e aplicar suavemente nos cabelos molhados.
Esse combo é capaz de estimular a circulação do couro cabeludo, fortalecer a fibra capilar e promover mais brilho às madeixas.
Justamente por ser rica em vitamina A, a receita é considerada por muitas pessoas como uma aliada ao fortalecimento dos cabelos e controle da queda.
Minoxidil ou Monovin A? Qual é mais eficaz para queda de cabelo?
A grande diferença entre o Minoxidil e o Monovin A está na fórmula dos produtos.
Enquanto o Minoxidil é um medicamento desenvolvido especialmente para o tratamento dos cabelos, o Monovin A é, primeiro, um medicamento utilizado na medicina veterinária.
Logo, não existe nenhuma comprovação científica de que o “Shampoo Monovin” é realmente eficaz em humanos, já que a absorção de vitamina A ocorre principalmente pela via oral, na ingestão de alimentos ou complexos vitamínicos, e não através de cosméticos.
Inclusive, na medicina veterinária, o Monovin A é aplicado nos animais através de uma injeção intramuscular. Muito diferente da aplicação através do Shampoo Bomba, que é feita superficialmente no couro cabeludo.
Além disso, apesar da Vitamina A ser um nutriente fundamental à saúde do organismo, a sua superdose pode causar um efeito rebote, deixando os cabelos ainda mais fracos e até mesmo favorecendo o ressecamento dos tecidos.
Em contrapartida, o Minoxidil é considerado um medicamento seguro e revolucionário no tratamento da alopecia androgenética, sendo indicado por inúmeros médicos no tratamento dos quadros que envolvem enfraquecimento e queda capilar.
Independente da escolha do produto, é de suma importância consultar um profissional qualificado antes de iniciar o uso de qualquer um desses medicamentos.
Confira mais dicas relacionadas ao universo capilar!
Gostou de aprender um pouco mais sobre os tratamentos para a queda de cabelo? Acessando a página inicial do nosso blog, é possível conferir mais conteúdos incríveis relacionados ao universo capilar. Esperamos pela sua visita!