Em meio a uma imensa gama de ingredientes utilizados pelo mercado da beleza, os óleos vegetais são os que mais têm se destacado. A substância de origem natural está roubando a cena do universo haircare por oferecer um tratamento extremamente nutritivo e multifacetado, aparecendo de diferentes maneiras no cronograma capilar.
Existem alguns focados em hidratação, outros ligados ao rejuvenescimento capilar e tem aqueles que auxiliam no crescimento e desenvolvimento dos fios. Nesse post falaremos de um óleo em específico que promete todos esses benefícios ao mesmo tempo, o Óleo de Rícino.
Se você é super antenada às novidades do segmento da beleza, com certeza já ouviu falar sobre ele. Porém, se o nome ainda é novo para você, deixa que a gente te conta tudo! Abaixo separamos todas as informações sobre o ingrediente para que você conheça os benefícios e saiba como usar o produto em sua agenda de tratamentos. Confira!
O que é o Óleo de Rícino?
O famoso Óleo de Rícino é um óleo extraído das sementes de uma planta medicinal chamada “Ricinus communis”, popularmente conhecida como mamona. O ingrediente é riquíssimo em propriedades anti inflamatórias, antioxidantes, ômega 6, ômega 9, vitamina E e uma série de sais minerais.
O óleo é utilizado na produção de diversos produtos, mas o seu foco principal está na área da cosmética. Devido a essas propriedades nutritivas, o ingrediente é um poderoso incentivador do crescimento e fortalecimento capilar, aparecendo na composição de inúmeros tratamentos destinados ao cabelo.
Ademais, o óleo também pode ser usado para potencializar o desenvolvimento de cílios e sobrancelhas.
Leia também: Guia dos pincéis de máscara de cílios: conheça
Todos os benefícios do ingrediente
Além de estimular o couro cabeludo e, assim, contribuir no crescimento e desenvolvimento saudável dos cabelos, o Óleo de Rícino oferece outros benefícios à saúde capilar e é considerado um ingrediente multifacetado no momento de tratar as madeixas.
A presença de ômega 6 e 9 na composição do produto é capaz de selar as cutículas e, assim, impedir a desenvoltura dos quadros de desnutrição e ressecamento, como o frizz e o ressecamento. Inclusive, esses ácidos graxos auxiliam na retenção de umidade dentro da fibra capilar, potencializando a hidratação e recuperando o semblante sedoso, vitalício e cheio de brilho. O Óleo de Rícino também auxilia na limpeza e no controle de oleosidade do couro cabeludo. Suas propriedades antifúngicas são responsáveis por retirar a caspa e outros resíduos acumulados no couro e equilibrar a produção de óleo realizada pelas glândulas sebáceas.
Como usar o Óleo de Rícino nos cabelos?
Devido a sua ação multifacetada, o Óleo de Rícino pode ser usado de diversas formas no momento de tratar os fios. Só é interessante pontuar que, apesar de ser um ótimo aliado às rotinas de haircare, o ingrediente não é capaz de promover grandes mudanças sozinho, sendo necessária a incrementação de outros produtos na rotina de cuidados, ok?
Dito isso, a forma mais comum de usar o Óleo de Rícino nos cabelos é misturando ele em uma máscara de hidratação de preferência como uma forma de potencializar o tratamento oferecido pelo produto. É só pingar algumas gotinhas na máscara, aplicar nos cabelos, aguardar o tempo de ação de 30 minutos e enxaguar os fios por completo.
Outra maneira comum de utilizar o ingrediente é como finalizador capilar e protetor térmico. Basta pingar algumas gotas do produto na palma das mãos, distribuir uniformemente do comprimento às pontas e finalizar a gosto. Além de reduzir consideravelmente o frizz excessivo e dar mais luminosidade aos fios, o óleo também atuará como protetor térmico, evitando que as altas temperaturas do secador ou da prancha prejudiquem a saúde dos cabelos.
Por último, mas não menos importante, o Óleo de Rícino pode ser usado para estimular o couro cabeludo e, assim, favorecer o crescimento saudável dos fios. É só misturar duas colheres de sopa do ingrediente com duas gotas de Óleo Essencial de Alecrim e aplicar na superfície da cabeça. Após isso, basta massagear suavemente o couro cabeludo por 5 min, enxaguar e lavar com o shampoo de costume.
Leia também: Óleos vegetais para umectação caseira
Viu só quantos benefícios o Óleo de Rícino oferece aos cabelos? Conta pra gente nos comentários se você já chegou a usar o produto em sua rotina de tratamentos! 🙂