As colorações capilares representam alguns dos procedimentos mais populares do mundo quando o assunto é dar aquela repaginada no visual.
Porém, quando o resultado da coloração não atinge os resultados almejados, o que era para ser uma transformação poderosa acaba se tornando uma situação crítica, onde a pessoa precisa definir o que será feito com a nova cor.
Frente a esse cenário desconfortável, uma das dúvidas que mais costuma aparecer é: posso pintar o cabelo de novo? A resposta para isso depende muito de como foi realizado o método de coloração e do estado de saúde da estrutura capilar.
Pensando em desmistificar o tema, trouxemos neste post o que você pode fazer e o que você deve reconsiderar no momento de reparar a cor de cabelo indesejada. Por isso, se você pintou as madeixas e não gostou do resultado, confira o conteúdo abaixo, pois ele foi feito para você!
Não gostei da cor! Posso pintar o cabelo no mesmo dia?
De modo geral, independente se estivermos falando de uma tintura ou de um clareamento, não é indicado realizar dois processos de coloração capilar em um curto período de tempo.
Isso porque a sequência de ações químicas pode causar danos à estrutura do fio e ser prejudicial à saúde capilar — especialmente se combinarmos mais de um procedimento, como tinturas e descolorantes ou tonalizantes e alisantes capilares, por exemplo.
O ato de pintar os cabelos é capaz de estimular a abertura das cutículas e favorecer a perda de água e nutrientes importantes para o fio no decorrer do procedimento, fazendo com que os cabelos fiquem mais propensos aos quadros de enfraquecimento e ressecamento capilar.
Portanto, se você pintou o cabelo e não gostou da cor, mais vale respeitar o tempo de recuperação do fio, realizando tratamentos reparadores, do que dar continuidade aos métodos químicos e isso resultar em fios extremamente danificados, que darão muito mais trabalho para serem revitalizados.
Qual é o tempo de recuperação ideal entre as colorações?
Como citamos anteriormente, se uma segunda coloração for realizada em um intervalo de tempo muito curto, os cabelos correm o risco de ficarem ainda mais porosos e ressecados.
Geralmente, para manter a saúde do fio, o certo é aguardar entre 15 dias para cobrir os fios brancos — caso eles já existam — e 45 dias para fazer uma nova coloração.
Além desse período, também vale a pena prestar atenção na cor das madeixas. Se a raiz do cabelo estiver grande (com no máximo dois dedos de comprimento), os fios brancos já estiverem aparecendo ou se a cor parece desbotada, então você já pode considerar em fazer um retoque.
O que fazer se o cabelo ficou muito escuro?
Se você pintou o cabelo e, porventura, achou que a cor ficou muito escura, existem algumas ações que você pode fazer para contornar o problema.
Caso a coloração tenha sido feita com um tonalizante, o processo de remoção da cor se torna mais simples, já que o produto atua somente na parte externa do fio e não altera tanto as cutículas.
Neste caso, a dica é lavar o cabelo algumas vezes para retirar gradualmente o produto aplicado e recorrer às máscaras hidratantes de textura oleosa, que ajudam a desbotar a cor e recuperar o tom natural dos fios.
Agora, se a coloração tiver sido feita com tinta, que é um produto cuja atuação é feita nas cutículas, o mais indicado é procurar um profissional para que seja realizado um processo de decapagem, que vai remover por completo todo o pigmento de cor do fio.
O que fazer se o cabelo ficou muito claro?
Em contrapartida, se você pintou o cabelo e achou que ele ficou claro demais, o processo para ajustar a cor é muito mais descomplicado.
Se você descoloriu o cabelo antes de usar a tinta, é possível aplicar um tonalizante mais escuro que o produto aplicado ou esfumar a raiz com uma cor mais escura, criando uma transição suave entre os fios coloridos.
Ademais, também é possível uniformizar a cor dos cabelos a partir dos tratamentos de matização — realizados com máscaras “pigmentantes”. Além de ajustarem a cor, esses produtos também vão atuar na manutenção do fio, já que possuem ativos hidratantes que auxiliarão na revitalização das áreas ressecadas.
Procure um profissional!
Independente do método de coloração que tiver sido realizado nos cabelos, o mais indicado para ajustar uma cor indesejada é buscar ajuda com um profissional de confiança, que terá a expertise necessária para analisar o fio e entender o que pode ser feito por ele.
Confira mais conteúdos sobre beleza e bem-estar!
Gostou do nosso conteúdo? Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais dicas e conteúdos sobre o universo capilar. Venha nos visitar!