por que fazer o teste de mecha entenda a importancia

Por que fazer o teste de mecha? Entenda a importância

As químicas capilares estão presentes na vida da maioria das pessoas que amam o embelezamento dos fios e estão sempre mudando o visual. Isso pode englobar desde os procedimentos mais simples, como clarear apenas uma mecha, até uma descoloração completa das madeixas. Independente da intensidade do procedimento, quase todo mundo já teve uma experiência com química. 

Tendo em mente que esses procedimentos são mais comuns do que imaginamos, é importante reforçar que, apesar de prometer resultados visuais incríveis aos cabelos, a química segue sendo uma das principais agressoras à saúde do fio e deve ser manuseada com bastante cautela. Se o cabelo não estiver preparado para recebê-la, os riscos de quebra e queda são gigantescos. 

Pensando em preservar a saúde da fibra capilar e evitar que esse tipo de situação aconteça, foi criado o Teste de Mecha, que tem o intuito de avaliar se o fio está apto ou não para o procedimento escolhido. Nesse texto falamos um pouco mais sobre esse teste para que você entenda a sua importância e sempre o realize antes das transformações no visual! Confira! 

O que é o Teste de Mecha?

O teste de mecha é uma técnica que antecede os procedimentos químicos de modo geral e consiste na aplicação da substância escolhida em apenas uma mecha de cabelo. O método tem o objetivo de testar como o fio reagirá quando entrar em contato com a substância e, assim, evitar que todo o perímetro capilar seja comprometido caso a resposta seja negativa. 

Além de prevenir que o pior aconteça e que o cabelo fique extremamente danificado, uma outra finalidade do teste de mecha é para dar uma prévia de como os cabelos ficarão após o procedimento escolhido. Dessa maneira, você ganha uma nova chance de ajustar a cor ou potencializar o alisamento, alcançando assim, o visual tão almejado! 

A importância de sua realização

Muitas pessoas subestimam a importância que o teste de mecha possui e preferem não realizá-lo para ganhar tempo, visto que a maioria dos procedimentos químicos são demorados. Porém, é fundamental reforçar o quão errado é essa atitude e te daremos motivos para que não faça isso. 

As substâncias químicas usadas nos procedimentos de coloração, alisamento e descoloração são capazes de alterar a estrutura original do cabelo, ação que por si só já é bastante agressiva. Ainda assim, a cereja do bolo está nos ativos dessas substâncias, que conseguem penetrar nas camadas mais profundas do fio e roubar água, vitaminas e nutrientes essenciais à fibra capilar, deixando o cabelo fraco e desequilibrado. 

O teste evita que os cabelos danificados sofram um corte químico, visto que as substâncias do procedimento podem piorar a situação caótica em que ele já se encontrava e deixá-lo em um estado nada agradável. Por isso, antes de pensar em “pular” o teste, pense que é a partir dele que você descobrirá se o seu fio está saudável ou não, coisa que nem sempre é possível de saber a olho nu. Não arrisque!  

Fiz o teste e meu cabelo foi reprovado. E agora?

Caso os seus fios estejam danificados e sejam reprovados no teste de mecha, fique tranquila! Enxergue isso como uma chance de cuidar da saúde dos fios ou de mudar a proposta da transformação no visual. 

Converse com um profissional capilar e faça um diagnóstico do seu cabelo para entender quais são as suas necessidades. Normalmente, após a reprovação no teste, são indicados tratamentos reconstrutores, que prometem a recuperação das proteínas que tornam o fio forte e resistente. Sem contar da hidratação, que deve ser realizada semanalmente para equilibrar o pH capilar. 

Em alguns casos, também são oferecidos tonalizantes ou banhos de brilho como uma forma de realçar a cor natural dos fios e proporcionar uma mudança no visual momentânea, já que, diferente das tintas convencionais, esse tipo de produto possui uma fórmula suave e nutritiva, fazendo com que a transformação seja menos agressiva. 

Leia também: Dicas de salão: como pintar o cabelo em casa sozinha

Lembre-se!

A melhor maneira de estar com a saúde capilar em dia é montando um cronograma capilar baseado no seu tipo de fio. Dessa forma, seu cabelo estará sempre equilibrado e preparado para qualquer mudança que você queira realizar! 

Conseguiu compreender a importância do teste de mecha, leitora? Deixe abaixo nos comentários as suas experiências anteriores com essa técnica! 🙂



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *