Escova Progressiva Sem Formol

Progressiva sem formol: mito ou verdade?

A busca por procedimentos capilares menos agressivos aos cabelos tem se tornado cada vez mais evidente. Com a popularização das rotinas de haircare, as pessoas estão procurando embelezar os cabelos a partir de tratamentos que entregam resultados de dentro para fora. 

E isso não muda quando estamos falando de alisamento capilar. As escovas progressivas convencionais ganharam força nos anos 2000 quando a grande tendência era ter madeixas super lisas e sem volume excessivo. 

Contudo, essa fama caiu por terra quando descobriram os malefícios que o formol traz à saúde dos fios. Frente a isso, o mercado da beleza se prontificou para trazer uma nova opção de alisamento: a escova sem formol, ou escova orgânica.

Mas será que essa opção é tão eficaz quanto a escova progressiva popular? Será que realmente não tem formol? É mito ou verdade? Para saber as respostas, acompanhe o que preparamos a seguir!

A verdade por trás da escova sem formol

Não é mito, a escova progressiva sem formol existe e traz ainda mais benefícios quanto a progressiva convencional. 

Enquanto o alisamento comum ainda contém, pelo menos, 0,2% de formol, a escova orgânica substitui essa substância por proteínas e aminoácidos naturais. Ou seja, nas escovas sem formol (orgânicas) os principais componentes são totalmente puros e mais seguros à saúde.

Além de cumprir com o papel de alisar os fios, o método também trata a fibra capilar. Justamente por ser enriquecido com ingredientes naturais, a escova sem formol também é capaz de potencializar a hidratação dos fios e evidenciar o semblante saudável das madeixas. 

Porém, apesar de todos esses benefícios, é importante pontuar que o alisamento sem formol continua sendo um método de embelezamento capilar, que afetará a “normalidade” dos cabelos. Por isso, os cuidados no pós são fundamentais como em qualquer outro procedimento.

Como identificar se a progressiva tem ou não formol?

A primeira coisa que você precisa observar é a tecnologia do produto. Dê uma boa revisada no rótulo do cosmético alisante para conferir os ingredientes utilizados em sua composição. Por ali, já é possível ter uma ideia do que está sendo usado em sua fórmula. 

Outro ponto interessante é certificar-se de que aquele produto é autorizado pela Anvisa. Acredite: nenhum cosmético confiável, de qualidade e que esteja dentro das regulamentações será barrado pela agência. Se estiver com o selo, pode usar sem medo. 

Por fim, se atente ao cheiro. O formol é conhecido por ter aquele cheiro forte, característico de uma substância química. Se o produto estiver com um odor diferente, desconfie. 

Como a progressiva sem formol alisa os cabelos?

A escova progressiva sem formol tem um processo muito parecido com a escova progressiva convencional. Basicamente, o produto é aplicado nos fios do comprimento às pontas e aquecido com uma ferramenta térmica para conseguir entregar os resultados prometidos. 

Os ativos presentes em sua fórmula penetram nas camadas mais profundas da fibra capilar a fim de oferecer um tratamento de dentro para fora. Além de auxiliarem na remodelação da estrutura do fio, eles também proporcionam um boost nutritivo, que vai potencializar esse aspecto liso e sem volume. 

A Select One, por exemplo, que é um produto de Realinhamento Capilar da Prohall Cosmetic, conta com o Ácido Lático e o Lumini System em sua composição. Enquanto o primeiro ajuda a dar mais maleabilidade aos fios, o segundo vem para selar as cutículas, prolongando os resultados obtidos. 

Veja abaixo um passo a passo genérico do procedimento, levando em consideração o produto de realinhamento da Prohall:

1. O produto deve ser aplicado em toda a extensão dos fios, por isso, para facilitar a aplicação, o primeiro passo é dividir o cabelo em quatro partes.

2. Começando pela nuca, aplique a Select One por todo o perímetro capilar, mecha por mecha, com o auxílio de um pincel e um pente.

3. Respeite o tempo de ação de 1h a 1h30min dependendo da espessura e do grau de porosidade do fio crespo.

4. Enxágue todo o cabelo e remova 100% do produto.

5. Seque os fios por completo com um secador.

6. Com os cabelos secos, passe a prancha nas mechas de 20 a 25 vezes numa temperatura de 230°.

7. Enxágue os fios novamente e aplique uma Máscara de Hidratação para um melhor resultado.

Benefícios de uma escova sem formol

Os benefícios em optar pela escova orgânica giram em torno do tratamento que o fio recebe. A hidratação e nutrição das madeixas fará com que os cabelos se tornem lisos naturalmente.

Além do frizz e do volume excessivo serem reduzidos, o cabelo também ganha uma injeção de maciez e brilho, assumindo aquele semblante ultra sedoso comum entre as madeixas lisas. 

E as vantagens não param por aí! Os benefícios podem ir muito além disso se forem comparados ao procedimento da progressiva convencional. Optando pela escova orgânica, você estará livre de:

·         Reações alérgicas intensas: O formol pode provocar irritação nas vias aéreas, olhos e boca por conta do cheiro forte que a substância exala.

·       Engessamento da fibra capilar: As substâncias presentes na progressiva convencional criam uma camada em volta do fio que dificulta a entrada de ativos externos. Isso pode ser um problema, uma vez que hidratações e nutrições não poderão penetrar nas camadas mais internas da fibra capilar.

·         Danos a estrutura original do cabelo: Novamente devido ao formol, a escova progressiva comum é tão intensa que altera a estrutura natural do fio. Portanto, caso um dia você queira que o seu cabelo volte ao que era, terá que cortar bem curto e esperar crescer novamente. Só dessa maneira a química é eliminada da fibra capilar.

Quanto às marcas que já aderiram a essa onda da escova orgânica e que oferecem produtos alisantes de qualidade, podemos citar:

·         Prohall Cosmetic;

·         Let Me Be;

·         Agilise Cosméticos;

Lembrando que é sempre muito importante conversar com um profissional capilar antes de realizar qualquer procedimento químico.

Mesmo que esse seja mais seguro e natural, o diagnóstico do fio e um teste de mecha são imprescindíveis!

A progressiva sem formol alisa mais?

A progressiva sem formol pode ter o mesmo potencial de alisamento de uma progressiva convencional, mas não pode-se dizer com certeza que ela alisa mais do que a técnica clássica. Isso dependerá única e exclusivamente da tecnologia do cosmético utilizado. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a escova progressiva sem formol? Conta pra gente nos comentários se você já experimentou esse método de alisamento anteriormente!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *