cabelos-no-outono-inverno

Quais são os cuidados com o cabelo no outono e inverno?

De todas as estações do ano, o Outono e o Inverno são as que mais exigem cuidados especiais com a saúde do cabelo. 

Justamente por terem um clima mais seco e serem os períodos do ano em que os banhos quentes fazem parte da rotina, as temporadas têm um alto potencial de evidenciar os sinais de ressecamento, trazendo à tona o frizz, a opacidade, a aspereza e as pontas duplas.

Mas nada de pânico! Com os cuidados certos e evitando alguns hábitos maléficos, é mais do que possível aproveitar o friozinho das estações sem que elas comprometam a saúde dos seus cabelos. 

Neste post, mostramos quais são esses cuidados necessários com o cabelo durante o Outono e o Inverno e compartilhamos algumas dicas para realizá-los com eficácia. Confira!

Cuidado com os banhos de água quente!

No Outono e no Inverno, os banhos quentes aparecem como um abraço aconchegante para driblar o clima ameno das estações. 

Porém, ao mesmo tempo em que esses banhos são relaxantes para o nosso corpo, eles têm um enorme potencial de interferir na saúde dos cabelos, já que conseguem evidenciar o ressecamento capilar. 

Em altas temperaturas, a água do chuveiro é capaz de estimular a abertura das cutículas e favorecer uma perda desnecessária de nutrientes, fazendo com que o frizz, a opacidade e as pontas duplas fiquem ainda mais evidentes. 

Para driblar esse possível cenário sem abrir mão do conforto que esses banhos proporcionam, a dica é higienizar apenas o corpo com água quente e lavar só a cabeça com água morna. Assim, você não sofre com o frio e nem põe as suas madeixas em risco. 

Reduza a utilização de ferramentas de calor!

Durante o Outono e Inverno as altas temperaturas do chuveiro não são as únicas que merecem uma atenção especial. O calor emitido pelas ferramentas de finalização também deve ser observado com um olhar mais cuidadoso. 

Ao aparecerem com frequência na rotina de cuidados, os secadores, as pranchas e os modeladores também são capazes de estimular a abertura das cutículas e, consequentemente, evidenciar os sinais de porosidade e ressecamento. 

Isso sem falar nas queimaduras que a estrutura do fio pode sofrer e na oxidação da cor dos cabelos tingidos e descoloridos – que tende a desbotar quando essas ferramentas são usadas diariamente. 

Aqui, a dica é evitar ao máximo a utilização dessas ferramentas ou, caso seja indispensável, usá-las em dias alternados. E, ah! O protetor térmico é mais do que bem-vindo para amenizar as agressões causadas pelo calor emitido por elas.

Aplique-o do comprimento às pontas, toda vez que usar um secador, prancha ou modelador. 

Dê mais espaço para as hidratações e nutrições!

Se o ressecamento simboliza o principal tópico da saúde capilar no Outono e Inverno, então nada mais justo do que dar um gás nos tratamentos de hidratação, não é mesmo? 

Além de suavizar os danos causados pelo tempo seco e pelas altas temperaturas emitidas pelo chuveiro e pelas ferramentas de calor, a hidratação também é capaz de regenerar o manto hidrolipídico, equilibrando a umidade dos cabelos. 

A nossa dica é apostar nas máscaras de hidratação e nos leave-ins hidratantes, que, respectivamente, vão repor os nutrientes perdidos pelo fio e reduzir os sinais de ressecamento, proporcionando muito mais maciez, brilho e movimento às madeixas. 

Os tratamentos de nutrição também são mais do que bem-vindos, já que contam com propriedades responsáveis por reter os nutrientes obtidos com os demais tratamentos e, dessa forma, dão mais durabilidade ao aspecto saudável dos cabelos. 

Otimize a sua rotina de cuidados com o cabelo!

Agora que você já sabe quais são os cuidados com o cabelo no Outono e no Inverno, basta colocar isso em prática e aproveitar a estação!

Acesse a página inicial do nosso blog e confira o que mais você pode fazer pela saúde dos seus cabelos!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *