como identificar o nivel de porosidade dos fios

Como identificar o nível de porosidade dos fios?

Seus fios continuam enfraquecidos mesmo após uma série de tratamentos? Isso pode ser sinal de Porosidade Capilar! Mas o que exatamente significa isso? Deixa que a gente te explica!

Falar que um fio está passando por um quadro de porosidade, significa dizer que o fio está danificado a ponto de não conseguir absorver os nutrientes da maneira correta. 

No geral, um cabelo poroso é um cabelo que, anteriormente, sofreu algumas agressões, como a ação de químicas e de agentes externos, que deixaram suas cutículas desequilibradas e incapazes de funcionar com eficácia. 

Se você sente que, atualmente, os seus cabelos estão passando por um quadro de porosidade capilar, não se preocupe! Basta identificar o nível de porosidade dos fios e, a partir disso, selecionar um tratamento que atenda às suas necessidades. 

Neste post, contamos um pouco mais sobre esse fenômeno e te ensinamos a descobrir o grau de porosidade do seu fio! Dá só uma olhada! 

Afinal, do que se trata a tão famosa Porosidade Capilar?

A tão falada Porosidade Capilar, na verdade, representa apenas a capacidade que o fio possui em absorver água e nutrientes. Diferente do que muitos acreditam ou escutam, a porosidade nem sempre está ligada a um desequilíbrio. O que sinaliza essas possíveis oscilações na saúde capilar é o seu nível de intensidade

Quando está baixa ou alta, a porosidade capilar pode sim ser encarada como um problema a ser solucionado. Nesses níveis, o fenômeno pode indicar que o fio está passando por alguma irregularidade, como ressecamento, aspereza, elasticidade e opacidade, por exemplo. 

Agora, se a porosidade se encontra em um nível médio, isso significa que os mecanismos de absorção do fio estão funcionando corretamente e que o cabelo está saudável e equilibrado, excluindo assim, a necessidade de um tratamento específico. 

Como descobrir o nível de porosidade do meu fio?

Não é difícil descobrir se a porosidade do seu fio está desequilibrada! Normalmente, um cabelo que possui porosidade baixa ou alta, continua fraco mesmo após receber uma série de tratamentos. Afinal, se nenhum esforço estiver surtindo efeito, muito provavelmente é porque as ferramentas de absorção não estão funcionando como deveriam.

Porém, para certificar que a fibra capilar está passando por esse quadro, foi criado um teste de porosidade, que consiste em avaliar o quão poroso está o cabelo. Para esse teste, tudo que você vai precisar fazer é colocar um fio do seu cabelo em um copo d’água e aguardar por 10 minutos.

Se, após ter passado esse tempo, o fio de cabelo boiar sob a água, isso significa que o seu cabelo está com um nível de porosidade baixa, ou seja, as escamas estão tão fechadas que a fibra capilar não consegue absorver nem umidade, nem outros tratamentos.  

Caso o fio de cabelo tenha afundado até a metade do copo, não precisa se preocupar! As cutículas estão entreabertas e a porosidade do seu cabelo se encontra em um nível médio, onde o cabelo consegue absorver água e nutrientes na medida correta. 

Agora, se depois desses 10 minutos, o fio de cabelo afundou até o final do copo, isso representa um nível de porosidade alta. Nesse caso, as cutículas estão abertas e conseguem absorver água e nutrientes, mas, devido aos danos em sua estrutura, acabam perdendo as substâncias absorvidas rapidamente, sendo necessária a sua reparação. 

Leia também: Como identificar o meu tipo de cabelo?

Quais tratamentos auxiliam no equilíbrio da porosidade?

Após descobrir o nível de Porosidade Capilar, é indicado recorrer a algum tratamento que atenda às necessidades do fio. Para cada nível de intensidade, existe um cuidado diferente. Por isso, é imprescindível a realização de um teste de porosidade antes de iniciar qualquer tratamento. 

Para reequilibrar os níveis de porosidade que estão baixos, são indicados tratamentos voltados para a hidratação dos fios. Devido ao fechamento das cutículas, os cabelos assumem um semblante ressecado, sendo necessário recuperar a sua umidade antes de qualquer outra coisa. 

Nesse caso, é indicado iniciar o tratamento lavando as madeixas com um Shampoo de Limpeza Profunda, uma vez que ele força a abertura das cutículas, e, após a lavagem, aplicar uma Máscara de Hidratação, que vai recuperar a água e os nutrientes perdidos.

Já os fios que apresentam um nível médio de porosidade, apesar de já estarem saudáveis, precisam de cuidados pontuais para manter o seu equilíbrio. Para esses cabelos, são indicados tratamentos umectantes, que recuperam lipídios, auxiliam na retenção de nutrientes e conferem mais luminosidade às madeixas. 

Leia também: O que é nutrição capilar? Como fazer em casa?

Por último, os fios que apresentam uma porosidade alta, devem usar e abusar dos tratamentos voltados à reconstrução. Cutículas muito abertas precisam de cuidados que recuperem a sua massa, fenômeno alcançado, majoritariamente, através de máscaras e ampolas reconstrutoras. 

Além desses tratamentos direcionados para a reposição de massa, existem alguns outros cuidados que auxiliam no fechamento das cutículas, como o enxágue com água fria, o uso moderado das ferramentas de calor e a utilização de shampoos sem sulfato. 

Agora é com você, leitora! Te desafiamos a identificar o nível de porosidade do seu fio e vir nos contar aqui nos comentários! Estamos esperando pela sua resposta! 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *