Que os alisamentos e as descolorações representam os serviços mais solicitados entre os salões de beleza, isso não é segredo para ninguém. Além dos cortes de cabelos, essas duas técnicas ocupam o topo das prioridades daqueles que buscam por uma poderosa mudança no visual.
Enquanto as descolorações são responsáveis por retirar o pigmento natural dos cabelos, os alisamentos, por sua vez, são capazes de moldar a estrutura molecular dos fios em um novo formato, conferindo uma transformação considerável no perímetro dos cabelos.
Porém, será que o combo dessas duas técnicas não é muito agressivo à saúde capilar? Pensando nesse questionamento, foi criada a Escova Orgânica, que promete um alisamento mais seguro aos fios de cabelo.
Nesse post, falamos um pouco mais sobre a sua eficácia em um cabelo loiro. Afinal, posso fazer a Escova Orgânica em um cabelo loiro sem correr o risco de aparecerem problemas futuros? Confira a seguir!
Primeiramente, quais são as necessidades de um cabelo loiro?
Antes de descobrir se a técnica de Escova Orgânica é autorizada ou não para os cabelos loiros, é necessário entender um pouquinho mais sobre os processos de clareamento e quais são as principais necessidades de um cabelo descolorido quimicamente. Assim, é possível compreender como o método de alisamento conseguirá atuar sob esse tipo de fio futuramente.
De modo geral, para chegar em um cabelo loiro, é necessário que o fio passe por uma descoloração capilar. A descoloração, como o próprio nome já diz, é a despigmentação do fio, ou seja, representa a retirada do seu pigmento natural para a inserção de uma tonalidade mais clara em seu lugar.
A despigmentação ocorre quando o cabelo entra em contato com uma mistura originada por uma OX com um Pó Descolorante. Juntos esses dois ingredientes conseguem penetrar nas camadas mais profundas da fibra capilar para abrir as cutículas e, por fim, remover a pigmentação natural do fio.
O perigo está justamente na abertura dessas estruturas. Uma vez abertas, as cutículas se tornam muito mais propensas a perder água e nutrientes essenciais à fibra capilar, favorecendo o surgimento dos quadros de porosidade, ressecamento, elasticidade e quebra, que são tão comuns nos fios loiros.
Afinal, é permitido fazer a Escova Orgânica no cabelo loiro?
Frente a essa série de irregularidades que podem afetar a estrutura dos fios loiros após uma descoloração, fica a pergunta: afinal, é possível alisar os cabelos loiros sem que isso favoreça o surgimento de outros problemas?
Sim, é possível realizar um método de alisamento nos cabelos loiros. Desde que exista um tempo de recuperação entre um procedimento e outro. Uma vez realizada a descoloração, é necessário que os cabelos “descansem” por um tempinho antes de enfrentar uma nova técnica. Porém, esse período pode ser reduzido quando estamos falando de uma Escova Orgânica.
Desenvolvidas sem a adição de formol e de outras substâncias químicas, as Escovas Orgânicas são consideradas os métodos de alisamento mais seguros do mercado da beleza. Ricas em aminoácidos e vitaminas, essas alternativas de alisamento são capazes de oferecer um tratamento intensivo à fibra capilar danificada, suavizando os principais danos sofridos pelo fio em meio aos procedimentos anteriores.
Portanto, além de contribuírem para a construção de um efeito liso e alinhado, elas também são responsáveis por repor os nutrientes perdidos pela fibra e por reparar as áreas danificadas do fio, proporcionando um mix de tratamentos que potencializam tanto o lado estético, quanto o equilíbrio das madeixas.
Que tipo de cuidados são necessários para evitar possíveis irregularidades após os procedimentos?
Apesar da Escova Orgânica ser super segura e não apresentar grandes riscos à saúde capilar, isso não anula o fato dos cabelos precisarem de um tratamento subsequente. Mesmo que não sejam colocados em contato direto com substâncias pesadas, os cabelos ainda assim são administrados com outros ativos e passam pelo clássico processo de pranchamento, sendo necessário um cuidado posterior.
A organização de um cronograma capilar continua sendo fundamental tanto durante o período de recuperação, quanto após a realização da Escova Orgânica. A agenda de tratamentos representa a forma mais rápida e eficaz para reconquistar todos os nutrientes perdidos e regenerar os danos sofridos pela estrutura do fio.
Uma dica para acertar no cronograma é realizar o famoso Teste de Porosidade ou conversar com um profissional de confiança para que ele realize o diagnóstico do seu fio. Dessa forma, fica bem mais fácil descobrir quais são as principais necessidades do seu cabelo e organizar uma rotina de cuidados que atenda a essas carências.
Além de realizar as etapas básicas de um cronograma capilar, também são indicados alguns cuidados específicos, como o investimento em uma linha completa de produtos pós-química e a aplicação de Leave-Ins e Protetores Térmicos antes de utilizar alguma ferramenta de calor.
Inclusive, é bacana que o alisamento seja feito com um alisante matizador, como a Select Blond da Prohall, que alisa os fios loiros e neutraliza os tons amarelados que possam surgir em sua estrutura.
Leia também: Conheça a melhor escova sem formol para cabelos crespos
Tomando os devidos cuidados, o seu cabelo fica totalmente livre de problemas futuros! E você? Já pensou em experimentar a Escova Orgânica em cabelo loiro? Conta para a gente nos comentários!