cronograma capilar para cabelos com progressiva

Cronograma capilar para cabelos com progressiva

Que a Escova Progressiva promove maravilhas aos fios, isso vocês já estão cansadas de saber! Além de garantir um liso poderoso e duradouro, o alisamento também confere um semblante mais saudável ao cabelo, já que consegue reduzir o frizz excessivo, deixar os fios mais alinhados e proporcionar um brilho espetacular. 

Porém, assim como os outros procedimentos químicos, a Escova Progressiva também é capaz de retirar água e nutrientes essenciais à fibra capilar, fazendo com que o cabelo necessite de um cronograma capilar após a química

De modo geral, o cronograma capilar é formado por um passo a passo que envolve tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, mas ele também pode ser organizado com outros cuidados que atendam às demais necessidades do fio. 

Pensando em orientá-las quanto aos melhores tratamentos disponíveis no mercado, separamos nesse post algumas dicas para potencializar o cronograma capilar dos cabelos com progressiva. Confira!

A Umectação atua em diferentes partes do fio!

Se você acompanha os trends de beleza, com certeza já ouviu falar sobre a Umectação Capilar! O método promete uma nutrição poderosa aos fios usando o Óleo Vegetal como seu principal ingrediente. Mas além de intensificar a nutrição e recuperar os nutrientes perdidos pelo fio, você sabia que a técnica também intensifica as outras etapas do cronograma capilar? 

A utilização de Óleos Vegetais nas rotinas de haircare é capaz de reter a umidade dentro da fibra, proporcionando uma hidratação bem mais duradoura e, assim, auxiliando no controle dos principais sinais de ressecamento capilar que tendem a aparecer após a química.

Isso garante aos fios uma maciez prolongada e um brilho extraordinário, deixando os fios com uma aparência muito mais vitalícia! 

Ademais, a técnica de Umectação também potencializa a etapa de reconstrução, uma vez que estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo e favorece o fortalecimento das madeixas, controlando os quadros de quebra e queda. 

Inclusive, a maioria dos Óleos Vegetais são responsáveis construir uma película protetora em volta do fio, deixando-o mais resistente aos danos ocasionados pelos agentes externos. 

O Óleo Vegetal correto de acordo com as necessidades do fio

A Umectação pode ser realizada com qualquer Óleo Vegetal de sua preferência, mas seus resultados são ainda mais eficazes se esse ingrediente atender às necessidades do seu tipo de cabelo. Apesar de existir um leque muito grande de opções, os óleos mais utilizados para realizar o método são o Óleo de Coco, o Óleo de Rícino e o Óleo de Oliva. 

O Óleo de Coco é rico em vitamina K, vitamina E, ácidos graxos e ferro e é recomendado a todos que desejam uma hidratação capilar profunda, já que atua nas camadas mais profundas da fibra capilar a fim de recuperar a umidade perdida e reter a hidratação dentro do fio. 

Já o Óleo de Rícino é uma excelente opção para quem deseja recuperar os danos ocasionados pela química e acelerar o crescimento dos fios. O ingrediente, que é rico em vitamina E, ácidos graxos e ômega 6 e 9, promete uma hidratação intensa e o fortalecimento da estrutura capilar. 

Por fim, o Óleo de Oliva – popularmente conhecido como Azeite de Oliva – conta com propriedades antioxidantes capazes de retardar os danos causados por radicais livres e, dessa forma, rejuvenescer a aparência dos fios. O ingrediente também auxilia no fechamento das cutículas e na obtenção de mais luminosidade. 

O passo a passo da Umectação Capilar

Agora que você já sabe todos os benefícios que a Umectação promove em cima das outras etapas do cronograma capilar e conhece os principais Óleos Vegetais usados no tratamento, chegou o momento de aprender o passo a passo da técnica. 

É importante pontuar que a Umectação é recomendada para ser feita a cada 15 dias, mas dependendo do grau de porosidade e ressecamento, pode ser realizada semanalmente. Confira abaixo como o procedimento é realizado:

  1. Com os fios secos, separe o cabelo em mechas e aplique o Óleo Vegetal de sua escolha da raiz às pontas. 
  2. Massageie suavemente o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea e favorecer a absorção dos nutrientes. 
  3. Feita a massagem, aguarde o tempo de ação de 30 min a 2 horas. Também é possível realizar o método a noite e deixar o óleo agir durante o sono. 
  4. Após o tempo de ação, enxágue totalmente e lave as madeixas com um Shampoo específico para o seu tipo de fio. 
  5. Retire a umidade excessiva dos cabelos e finalize o tratamento com um Leave-in

Gostou de conhecer mais sobre esse método que promete potencializar as etapas do cronograma capilar, leitora? Conta pra gente nos comentários se você já experimentou a Umectação! Estamos ansiosos para saber! 🙂



Comments

  1. A melhor forma de tirar os óleos na umectação é passar um creme liberado antes da lavagem. Ficando da seguinte forma: umectação (mínimo de 2horas); creme liberado( 20 min); shampoo (somente no couro) e condicionador (opcional). Assim não pesa, não fica com aparência de oleoso/sujo e faz muito mais efeito na hora de lavar e nutrir. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *