De todas as proteínas, nutrientes e aminoácidos que constituem o fio de cabelo, a queratina é a que se faz mais importante.
A proteína representa 90% do fio e é considerada como o “corpo” das madeixas, uma vez que está ligada ao fortalecimento e resistência da estrutura capilar.
Com o passar do tempo e com a influência dos procedimentos estéticos realizados nos cabelos (alisamentos, tinturas e descolorações), a fibra capilar vai deixando de produzir queratina.
Como consequência, o fio perde com muito mais facilidade as proteínas e nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento , tornando o cabelo fraco e danificado.
Frente a esse cenário, se faz necessária a reposição da proteína para evitar que o fio avance para quadros mais preocupantes, como a queda, por exemplo.
Essa reposição pode ser feita através da queratina líquida, que consiste na aplicação de tratamentos a base da própria proteína.
Abaixo contamos um pouco mais sobre essa substância e todos os benefícios que ela oferece para o cabelo. Confira!
O que é Queratina Líquida?
A Queratina Líquida é uma substância desenvolvida especialmente para fins de reposição, ou seja, deve ser aplicada quando o cabelo estiver danificado e precisando recuperar as proteínas responsáveis pela sua sustentação e crescimento.
O produto, de modo geral, é disponibilizado em forma de sprays ou ampolas de tratamento e serve para potencializar as reconstruções, que devem ocorrer mensalmente e representam um dos passos mais importantes do cronograma capilar.
Todos os benefícios da Queratina Líquida
Além de atuar diretamente na sustentação, flexibilidade e resistência das madeixas, a Queratina Líquida oferece outros benefícios à saúde do fio.
Quando está balanceada na fibra capilar, a proteína consegue trabalhar na proteção dos cabelos, criando uma película protetora em volta da haste capilar e, consequentemente, impossibilitando que o cabelo perca água e nutrientes fundamentais à sua vitalidade.
Esse ato de reter a hidratação no núcleo dos fios, favorece o equilíbrio das estruturas internas e aumenta a durabilidade da maciez, luminosidade e maleabilidade dos cabelos.
Além disso, por representar a massa ou o “corpo” dos fios, a Queratina é capaz de fortalecer os cabelos e retardar os quadros de queda e quebra, que são muito frequentes nos cabelos danificados.
Abaixo, contamos quais são alguns benefícios específicos que a Queratina proporciona, levando em consideração a estrutura dos cabelos lisos e cacheados. Dá uma olhada:
Benefícios da Queratina Líquida em cabelos lisos
Além de reparar os possíveis danos causados à fibra capilar e auxiliar no fortalecimento dos cabelos, a Queratina Líquida ajuda a deixar o fio liso mais alinhado e livre dos sinais de ressecamento, como pontas duplas e frizz excessivo, por exemplo.
Benefícios da Queratina Líquida em cabelos cacheados
Nos cabelos cacheados, a Queratina Líquida atua no encorpamento da estrutura capilar, que, naturalmente, tende a ser mais fina e quebradiça. Sua ação visa deixar os cabelos Tipo 3 mais fortes e bem menos propensos a sofrer algum dano externo. Vale a pena experimentar!
Como usar a Queratina Líquida
É muito simples usar a Queratina Líquida nos cabelos! Por ser disponibilizada em Sprays ou Ampolas, a substância pode ser aplicada pura ou misturada com outros produtos.
Tudo vai depender da sua disposição e de como funciona a sua rotina de tratamento.
A forma mais prática e popular da aplicação é borrifando a substância diretamente nos fios limpos e úmidos, durante o banho. Feito isso, basta aguardar alguns minutos, enxaguar e finalizar o tratamento com um condicionador ou máscara de hidratação.
Outra maneira de usar a Queratina Líquida é misturando ela com o Shampoo ou Máscara de Tratamento de sua preferência.
Basta colocar um pouco da substância em um desses produtos e mesclar até que fique homogêneo. É uma ótima maneira para potencializar os tratamentos e favorecer a reposição diária da proteína.
Além disso, a Queratina Líquida pode servir como da Cauterização Capilar, tratamento que promete a recuperação dos fios danificados e quebradiços.
O procedimento consiste em higienizar profundamente o couro cabeludo, hidratar toda a extensão dos fios, aplicar a substância no comprimento dos fios e, por fim, aquecer as mechas com uma prancha para ativar as propriedades presentes na proteína.
Cuidados ao usar a Queratina!
É importante pontuar que qualquer tratamento que utilize Queratina Líquida deve ter uma frequência de, no máximo, 2 vezes ao mês, visto que o excesso da proteína pode causar o enrijecimento do fio e deixá-lo com um aspecto quebradiço e ressecado. Vamos fugir do efeito rebote, ok?
Viu só quantos benefícios a Queratina Líquida oferece para o cabelo? Conta pra gente nos comentários se você já utilizou essa substância em algum tratamento! Estamos ansiosos para saber! 🙂