Com o avanço da tecnologia no mercado da beleza, novas técnicas vêm à tona para atender a maior quantidade de pessoas possível.
Quando o assunto é alisamento, isso se torna ainda mais evidente, pois a busca pelo “liso perfeito” pode mudar de pessoa para pessoa.
A Escova Progressiva e o Botox Capilar são exemplos de técnicas que, apesar de terem um resultado muito parecido, são tratamentos com intuitos e procura distintos.
Nesses casos, é importante se informar sobre cada um para entender se a técnica será eficaz e atenderá às suas expectativas.
Para entender melhor sobre esses dois procedimentos e saber mais sobre os diferentes tipos de liso que eles proporcionam, preste atenção no conteúdo que preparamos a seguir!
Escova Progressiva: a técnica que alisa os fios de cabelo!
A famosa Escova Progressiva é o método de alisamento mais conhecido e realizado nos salões de beleza ao redor do globo.
O tratamento oferece uma série de benefícios para quem ama cabelos lisos e deseja não só alinhar as madeixas como também reduzir os sinais de ressecamento, como frizz e volume excessivo.
O nome “escova progressiva” se dá pelas mudanças que a estrutura do fio experimenta a cada retoque do alisamento. Aqui, o efeito liso é construído progressivamente, ou seja, cada vez que o cabelo recebe a escova progressiva, mais liso ele fica.
Apesar da Escova Progressiva ser a mais conhecida, esse é apenas um dos vários nomes que o tratamento pode ter. Existem outros tipos de escova, que mudam de acordo com a composição do produto usado.
Alguns exemplos comuns são: escova definitiva e escova orgânica.
Botox Capilar: o tratamento que hidrata e reconstrói a fibra capilar!
Já o Botox Capilar, por sua vez, confere um tratamento intensivo às madeixas, sendo mais do que apenas uma técnica de embelezamento.
O procedimento consiste em restaurar os fios, reconstruindo as áreas danificadas e repondo a massa da fibra capilar.
O botox também atua na hidratação do fio, recuperando a umidade perdida para a atmosfera e proporcionando um aspecto mais sedoso às madeixas.
O tratamento é feito a partir de proteínas, aminoácidos, vitaminas e lipídios que, ao serem trabalhados juntos, proporcionam essa revitalização da fibra capilar, dando um aspecto saudável ao fio.
E quais são as diferenças entre os dois tratamentos
Ao contrário do que muita gente pensa, o Botox Capilar não representa uma técnica de alisamento capilar.
O que causa essa confusão é o seu poder de hidratação, que é capaz de potencializar o efeito alinhado dos fios e deixar os cabelos que já são naturalmente lisos, ainda mais sedosos.
Falando de forma resumida, enquanto o Botox Capilar é uma técnica que, acima de tudo, trata os fios, conferindo hidratação, reposição de massa e redução do volume/frizz.
Já a Escova Progressiva é uma técnica de embelezamento responsável pela estética visual do fio, onde a intenção é apenas alisar e alinhar as madeixas – sem que haja um cuidado por trás.
Vantagens e desvantagens de cada tratamento
Como em qualquer técnica de embelezamento e tratamento capilar, existem vantagens e desvantagens que cada procedimento pode ter.
Abaixo, listamos alguns desses prós e contras quando se trata de Escova Progressiva e Botox Capilar.
Escova Progressiva
Vantagens: alisamento capilar de longa duração (em média 3 meses), alinhamento dos fios e redução considerável do volume.
Desvantagens: a técnica é apenas um tratamento de embelezamento externo, ou seja, trata apenas da aparência do fio, não da parte interna da fibra capilar.
Botox Capilar
Vantagens: confere hidratação e reparação de danos, bem como a reconstrução da massa capilar. Além disso, também reduz o volume, sem deixar com aparência lisa.
Desvantagens: a diminuição do volume vem da eficácia da hidratação e reparação, portanto, cabelos muito volumosos não terão resultados aparentes.
Cuidados essenciais após o Botox e a Escova Progressiva
Independente da sua escolha, a execução de alguns cuidados específicos após cada procedimento torna-se fundamental para preservar o bem-estar dos fios nos meses que seguirão.
A nossa dica é montar um cronograma capilar que atenda às necessidades apresentadas pelo seu tipo de cabelo e, caso você opte pela escova progressiva, investir em uma linha de tratamento pós-química, que vai ajudar a reparar os danos causados pelo procedimento.
No mais, também é interessante fugir de hábitos maléficos presentes na rotina, como lavar os cabelos com água quente, usar ferramentas de calor sem antes aplicar um protetor térmico e evitar o consumo
excessivo de alimentos com baixo valor nutritivo.
Gostou do conteúdo?
E aí, beauty lover? Gostou do nosso conteúdo? Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais dicas relacionadas ao universo capilar! Esperamos pela sua visita!
Amei a explicação,tirei dúvidas que tinha a respeito.
Ficamos felizes que esteja gostando. Continue nos acompanhando para mais conteúdos =)
Eu tenho muito cabelo e misto.Como e ondulado testei a progressiva e botox .Meu cabelo tem os fios grossos e raiz lisa porem aceitou muito bem o botox .Agora a progressiva so baixava um pouco o volume.
Obrigada por compartilhar conosco, Leila! Nesse caso, a melhor sugestão para você é o Botox mesmo =)