Apesar da oleosidade capilar ser encarada como um super problema entre as brasileiras, a produção de óleo pelo couro cabeludo é um fenômeno natural e que precisa acontecer para que a região se mantenha equilibrada. Afinal, sem essa camada de gordura, o couro tende a ficar sensível, ressecado e muito mais propício a desenvolver dermatites e outros probleminhas mais graves.
O grande “porém” da oleosidade capilar é quando ela se torna excessiva e começa a ficar visível na estrutura dos fios. Essa situação é incômoda porque, mesmo estando limpo e cheiroso, o cabelo assume uma aparência pesada e “suja”, colocando em xeque todo o empenho que você realizou em seu cronograma capilar para ele parecesse bonito e harmônico.
Pensando especificamente nas pessoas que sofrem com esse tipo de problema, separamos nesse texto quais são os cuidados essenciais que os cabelos oleosos exigem para se manterem em equilíbrio. Por isso, se você faz parte dessa parcela e está desesperada para contornar essa situação, fique tranquila e anote as dicas a seguir!
A água quente não é aliada de cabelos oleosos!
Apesar de nos ajudarem a relaxar após um longo dia de trabalho, os banhos quentes nem sempre são os nossos melhores aliados. Quando está em uma temperatura elevada, a água pode favorecer o ressecamento do couro cabeludo e, consequentemente, estimular as glândulas sebáceas a produzir uma quantidade elevada de óleo para reequilibrar a umidade da região.
Nos fios oleosos, esse fenômeno pode gerar o famoso efeito rebote, fazendo com que os couros cabeludos que já sofrem com a oleosidade excessiva, produzam ainda mais óleo. Por isso, no momento de lavar ou de tratar os cabelos, opte por água morna ou fria.
Uma boa dica se você não quiser abrir mão desses banhos relaxantes, é lavar somente o corpo com água quente e deixar a cabeça para ser higienizada por último, com água morna ou fria. Tudo é uma questão de equilíbrio!
Invista em um Shampoo específico para cabelos oleosos
Independente do tipo de cabelo que você tiver, é mais do que indicado usar produtos de tratamento que atendam às necessidades do seu fio. E isso não muda quando falamos de cabelos oleosos! É interessante investir em um shampoo específico para esse tipo de necessidade, já que ele poderá auxiliar no controle da oleosidade excessiva.
Mas tenha atenção! Alguns Shampoos Anti-Oleosidade podem conter uma quantidade elevada de sulfato e, devido a isso, favorecerem o ressecamento do couro cabeludo, provocando o efeito rebote que citamos no tópico acima. O mais indicado é adquirir um shampoo sem sulfatos agressivos ou optar por um produto 100% natural, que retira apenas o excesso de óleo e não o fluido por completo.
Leia também: Shampoo detox: quando e como usar
Lave o cabelo em dias alternados!
Falando em higienizar o couro cabeludo, é ideal que os fios oleosos sejam lavados em dias alternados. Nesse cenário, o equilíbrio também é a base de tudo! Lavagens frequentes conseguem retirar toda a camada de óleo natural presente na superfície do couro, fazendo com que o efeito rebote apareça mais uma vez.
Por outro lado, ficar mais de dois dias seguidos sem lavar a cabeça e, consequentemente, sem retirar o excesso de oleosidade, pode estimular as glândulas sebáceas a produzir ainda mais gordura, já que elas vão “perceber” que todo o óleo produzido está sendo aceito pelo organismo.
Portanto, a circunstância ideal para equilibrar essa produção de oleosidade é lavar o cabelo dia sim, dia não. Dessa maneira, você consegue retirar o excesso de gordura do couro cabeludo e dar tempo para que as glândulas consigam recuperar o que foi retirado. O segredo é não eliminar o óleo por completo e nem deixá-lo acumular.
Experimente penteados novos!
Em meio ao nosso cotidiano agitado, é muito comum que a gente encoste, mexa e jogue o cabelo com frequência, mas essas ações devem ser evitadas ao máximo, principalmente para quem possui fios oleosos.
Assim como a pele e o couro cabeludo, as nossas mãos também acumulam gordura e outras impurezas ao longo do dia. Quando colocamos elas em contato com o cabelo, uma pequena parcela dessa gordura é transferida para os fios, o que pode potencializar a oleosidade excessiva e deixar as madeixas ainda mais pesadas.
Uma boa maneira de evitar esse contato recorrente e disfarçar o aspecto carregado dos fios é apostando em novos penteados para o dia a dia. Não precisa ser nada muito elaborado! Cabelos semi presos, rabos de cavalo diferentes e coques desconstruídos são ideias bacanas e que não exigem tanto esforço e conhecimento. Seja criativa e se jogue!
Leia também: Como identificar meu tipo de cabelo?
Agora conta pra gente, leitora! Quais desses cuidados essenciais você já realizava em seus cabelos oleosos? Deixa a gente saber!