Tonico facial para que serve e como usar

Tônico facial: para que serve e como usar

Com a ascensão dos rituais de skincare, manter uma rotina de cuidados regrada está se tornando cada vez mais essencial na vida de quem se preocupa com a saúde da cútis. Afinal, para preservar a pele do rosto, é necessário seguir com, pelo menos, três passos: a limpeza, a hidratação e a proteção. 

Além desses passos básicos, novas etapas estão sendo adicionadas às rotinas de skincare como uma forma de intensificar o tratamento e, assim, trazer resultados de forma mais rápida e eficaz. Um ótimo exemplo disso é o passo de tonificação, que vem logo após a limpeza e promete uma série de benefícios à saúde da cútis. 

Nesse texto falaremos um pouco mais da função do tônico facial, para que ele serve e como deve ser usado. Por isso, se você é apaixonada por autocuidado e deseja dar um up em sua rotina de tratamentos com a pele, continue a leitura e anote nossas dicas! 

Complemente a limpeza do rosto com o tônico facial!

O tônico facial é um produto que vem com a proposta de complementar a limpeza da pele e remover todos os resíduos e impurezas que o sabonete facial não conseguiu retirar por si só. Seus ativos são responsáveis por desobstruir os poros, conferindo uma limpeza profunda à cútis e evitando o aparecimento de cravos e espinhas. 

A aplicação do tônico deve ocorrer depois da limpeza e antes da hidratação. Basta aplicar um pouco do produto na superfície de um algodão e, após isso, passá-lo delicadamente sob a pele do rosto até que toda a face esteja limpa. 

Todos os benefícios da tonificação

Além de potencializar a limpeza do rosto, o tônico facial promete outros inúmeros benefícios à saúde da cútis! 

A higienização profunda conferida pelo produto é capaz de aprimorar a absorção feita pelos poros, favorecendo as etapas posteriores e intensificando o tratamento como um todo, já que a pele conseguirá absorver com mais eficácia os ativos presentes em cremes e séruns. 

A tonificação também é responsável por regular o pH da pele e neutralizar os radicais livres responsáveis por esse desequilíbrio na acidez. Todos os dias colocamos nosso rosto em contato com impurezas que podem causar inflamações e envelhecimento precoce, tornando a utilização do tônico essencial para reverter esse cenário. 

Ademais, os tônicos estão disponíveis em inúmeras versões que vão de acordo com as necessidades de cada pele. Existem aqueles que auxiliam no controle da oleosidade, desenvolvidos com ácido salicílico, outros que reduzem o aparecimento da acne, formulados com ácido glicólico, os ultra hidratantes, que limpam sem ressecar a pele e por aí vai. 

Independente de qual modelo escolher, as funções principais do tônico facial serão limpar profundamente a pele e revitaliza-la, conferindo aquela luminosidade saudável! 

Indicações e frequência de uso

O tônico facial é indicado para todos os tipos de pele, já que, no mercado, existem modelos que atendem às diferentes necessidades de cada indivíduo. Apesar disso, as peles que mais se beneficiam após o uso são as mistas e oleosas, que apresentam uma redução considerável na produção exacerbada de óleo e se tornam mais equilibradas. 

O ato de tonificar o rosto pode ser feito uma vez ao dia se a pele for mista ou oleosa. Já às peles secas, é indicado por dermatologistas que o tônico seja usado de 2 a 3 vezes por semana. 

Leia também: Passo a passo para um skincare incrível

Agora é com você, leitora! Conta pra gente se o tônico facial já faz parte da sua rotina de skincare! Estamos ansiosos para saber! 🙂



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *