Ícone do site Escova Organica Sem Formol

Umectação: a técnica do momento

umectacao

Se você é amante de cuidados capilares, certamente já deve ter ouvido falar na técnica de umectação. O processo, que normalmente é inserido no cronograma capilar, recupera e nutre os fios, contribuindo diretamente para o fortalecimento e crescimento saudável das madeixas.

Porém, apesar de ser uma técnica famosa no universo capilar e representar um dos principais cuidados referentes à etapa de nutrição, a técnica de umectação ainda acumula uma série de dúvidas entre os beauty lovers, já que utiliza alguns nutrientes específicos em seu processo. 

Pensando em suprir essas dúvidas e trazer um material informativo sobre o método, preparamos a seguir tudo que você precisa saber sobre essa técnica do momento! Por isso, se você quer conhecer um pouquinho mais sobre a umectação, aproveite a leitura e não deixe de anotar nossas dicas!

Afinal, o que é Umectação Capilar?

Basicamente, a umectação é um tratamento realizado à base de óleo vegetal, que tem como principal objetivo nutrir a fibra capilar e devolver a oleosidade natural perdida pelo couro cabeludo, recuperando as madeixas danificadas por fatores externos e preservando a hidratação dos fios. 

O método deve ser feito apenas com óleo em sua forma pura, sem a necessidade de acrescentar algum creme. Ao ser aplicado sobre os fios, o ingrediente consegue combater o ressecamento de maneira mais eficaz, diminuindo o aparecimento de frizz e deixando as madeixas menos propensas à quebra/queda.

 Benefícios da Umectação

Agora que você já conhece o que é a umectação capilar, chegou o momento de conhecer os benefícios que essa técnica proporciona à saúde dos cabelos. Abaixo, listamos algumas vantagens em adicionar esse cuidado no seu cronograma capilar. Veja:

·         Garante hidratação e nutrição 100% vegetal aos fios;

·         Proporciona aquela maciez e brilho de cabelos saudáveis;

·         Fortalece as madeixas, evitando a quebra e queda;

·         Controla a caspa e ajuda a remover resíduos do couro cabeludo;

·         Com o fortalecimento dos fios, a propensão à queda diminui;

·         Estimula o ciclo capilar e o crescimento do fio.

Óleos vegetais para Umectação Capilar

Quando o tópico é umectação capilar, as opções de óleos vegetais são inúmeras. Porém, sempre existem aqueles ingredientes queridinhos entre as amantes de beleza, como é o caso do Óleo de Rícino, do Óleo de Coco e do Óleo de Oliva

O Óleo de Rícino é conhecido por fortalecer os cabelos. Rico em vitamina E, ácidos graxos, ômega 6 e 9, o óleo é um excelente aliado para quem deseja driblar os quadros de enfraquecimento e conquistar um crescimento capilar mais saudável. 

Já o Óleo de Coco é rico em vitamina K, vitamina E, ácidos graxos e ferro, e tem a missão de hidratar os cabelos profundamente. Suas propriedades conseguem penetrar nas camadas mais profundas da fibra capilar, a fim de repor os nutrientes perdidos e reverter os sinais de ressecamento.

Por fim, temos o Óleo de Oliva, que é formado por uma série de propriedades antioxidantes e fica responsável pelo rejuvenescimento da estrutura capilar, uma vez que neutraliza os danos causados pelos radicais livres e suaviza os sinais de envelhecimento precoce. 

Como fazer a Umectação?

Antes de dar início à técnica de umectação, é preciso escolher qual óleo você deseja usar no tratamento. Como citamos no tópico acima, os Óleos de Rícino, Coco e Oliva são os mais utilizados, mas é possível escolher aquele que mais atenda às suas necessidades. 

Feita a escolha do ingrediente, basta dividir o cabelo em algumas seções e dar início ao procedimento. Veja a seguir o passo a passo da umectação:

1. Com o cabelo seco, separe-o em mechas e aplique o óleo da raiz às pontas.

2. Massageie o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea e permitir que os fios cresçam de maneira saudável.

3.  Deixe o óleo agir de 30 minutos a 2 horas no cabelo. Esse é o tempo ideal para o couro cabeludo absorver todos os nutrientes contidos no óleo de sua escolha.

4. Após o tempo de ação, vá para o chuveiro e lave os cabelos com o shampoo específico para os seus fios. É importante que o óleo seja retirado para evitar que os cabelos fiquem pesados.

5. Finalize o cabelo retirando a umidade excessiva e aplique um leave-in ou finalizador para dar o toque final em suas madeixas.

Umectação e nutrição: qual é a diferença?

A umectação é um dos inúmeros tratamentos nutritivos que fazem parte da etapa de nutrição capilar, portanto, não existe necessariamente uma diferença entre os dois. Um faz parte do outro. 

Assim como a aplicação de máscaras e ampolas nutritivas, a umectação também representa um tratamento de nutrição, que, além de repor os nutrientes perdidos, também retém umidade e intensifica os cuidados relacionados à etapa de hidratação.

Vantagens da umectação em cabelos cacheados e crespos

O ato de umectar os fios cacheados e crespos é muito benéfico, principalmente às pessoas que estão no processo de transição capilar. A curvatura acentuada desses tipos de fio dificulta a chegada da oleosidade natural até as pontas, que naturalmente já são ressecadas. 

Portanto, a umectação serve para driblar que esse ressecamento se intensifique e vem para garantir mais maciez e definição para o cabelo como um todo! Vale a pena experimentar!

Saiba tudo sobre o universo capilar!

Quer ficar por dentro de todas as tendências que englobam o universo capilar? Acessando a página inicial do nosso blog, é possível conferir os demais conteúdos que preparamos sobre o tema! Esperamos pela sua visita!

Sair da versão mobile