A porosidade capilar representa uma das principais irregularidades que podem afetar os cabelos com o passar do tempo.
Influenciada por agentes externos e radicais livres, a porosidade favorece a abertura das cutículas e faz com que o fio perca nutrientes importantes para o seu crescimento, deixando os cabelos altamente danificados.
Dentre os inúmeros tratamentos disponibilizados pelo mercado da beleza para controlar esses quadros, existe um ingrediente bastante famoso que se destaca no momento de tratar fios porosos.
O vinagre de maçã, que é muito utilizado na culinária, tem o potencial de atenuar os sinais de porosidade e conferir uma série de benefícios aos cabelos.
Neste post, contamos como a substância pode ser utilizada nas rotinas de tratamento e como é a sua ação ao ser aplicada nas madeixas. Por isso, se você ficou curiosa para saber como usar o vinagre de maçã nos cabelos, fique de olho no que preparamos a seguir!
Como o vinagre de maçã atua sobre os cabelos?
O vinagre de maçã é uma alternativa prática e acessível para reequilibrar os cabelos porosos. Graças ao seu alto nível de acidez, o ingrediente é capaz de realinhar as cutículas da fibra capilar e, assim, evitar que o fio perca nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento.
Sua ação acidulante estimula o fechamento das escamas e contribui para a retenção desses nutrientes, fazendo com que os efeitos promovidos pelos tratamentos de hidratação e nutrição durem muito mais tempo.
O ingrediente pode ser utilizado por todos os tipos de cabelo (lisos, ondulados, cacheados e crespos), inclusive os que são quimicamente tratados ou que estão em fase de transição capilar.
Quais são os benefícios proporcionados pelo ingrediente?
De modo geral, todos os benefícios promovidos pelo vinagre de maçã são consequências do reequilíbrio da porosidade capilar.
Com a porosidade controlada, os cabelos assumem um aspecto hiper hidratado, então é comum notar os fios mais macios, alinhados, luminosos e com movimento após utilizar o ingrediente em suas rotinas de cuidados.
E por falar em alinhamento, o vinagre de maçã é um ótimo aliado aos processos de alisamento e realinhamento capilar. Por conferir essa super hidratação, o componente é capaz de atenuar os sinais de frizz e reduzir o volume excessivo, deixando os cabelos mais comportados na rotina.
O vinagre de maçã também tem o potencial de controlar a oleosidade excessiva e suavizar o semblante pesado dos cabelos. Portanto, se o seu couro cabeludo produzir mais sebo que o normal, você também pode se beneficiar com esse tratamento.
De que maneira o vinagre de maçã pode ser utilizado nos cabelos
O vinagre de maçã pode ser utilizado durante o banho e não deve aparecer mais do que uma vez por semana nas rotinas de haircare. O ideal é que ele seja usado quinzenalmente ou em situações específicas, quando o cabelo estiver enfrentando quadros de porosidade excessiva.
O ingrediente costuma ser utilizado de duas formas principais: diluído em água ou misturado com uma máscara de hidratação de sua preferência. Tudo vai depender das necessidades que o seu fio apresentar no determinado momento.
Na primeira opção, o vinagre de maçã é capaz de substituir o uso do condicionador, uma vez que suas propriedades emolientes diminuem o frizz e auxiliam no fechamento das cutículas.
Aqui, o ingrediente deve aparecer como enxágue final! Basta diluir uma porção de vinagre, para dez de água e aplicar nos cabelos sem enxaguar.
Já na segunda opção, o ingrediente atua como potencializador da máscara de hidratação. Por ter uma ação umectante, o ingrediente é capaz de prolongar os efeitos da máscara.
Misture uma pequena porção de vinagre no creme hidratante, aplique sobre os fios e aguarde cerca de 10 minutos. Feito isso, é só enxaguar e finalizar como de costume.
Gostou de saber para que serve e como usar o vinagre de maçã no cabelo? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere mais dicas relacionadas ao universo capilar! Esperamos pela sua visita!