cabelo poroso dicas para cuidar e restaurar os fios

Cabelo poroso: dicas para cuidar e restaurar os fios

Se você é familiarizada com o universo da beleza, provavelmente já ouviu falar sobre porosidade capilar.

O fenômeno nada mais é do que a capacidade que o fio de cabelo possui em absorver água e nutrientes, podendo apresentar três níveis de intensidade: baixa, média e alta. Cada um deles é capaz de provocar um efeito diferente na estrutura dos fios. 

Através do famoso Teste de Porosidade, é possível descobrir em qual nível de porosidade o seu cabelo se encontra. Para realizar esse teste, basta colocar um fio de cabelo em um recipiente com água e aguardar cerca de 10 minutos.

Se, após esse tempo, o fio boiar sob a água, isso quer dizer que a porosidade está baixa. Se descer até a metade do recipiente, quer dizer que a porosidade está média e se afunda por completo, significa que a porosidade está alta. 

Neste post, compartilhamos algumas dicas para cuidar e restaurar os fios dos diferentes níveis de porosidade.

Por isso, se você anda notando que o seu cabelo anda mais poroso do que o normal, dá só uma olhadinha no que preparamos a seguir!

Contorne a baixa porosidade com os tratamentos voltados à hidratação capilar!

Se o Teste de Porosidade constatar que o seu cabelo está apresentando baixos níveis de porosidade capilar, é ideal apostar em tratamentos voltados à hidratação, como máscaras e ampolas, por exemplo. 

Normalmente, as cutículas de um cabelo pouco poroso se encontram tão fechadas, que não conseguem absorver nem água, nem outros nutrientes, deixando o fio com aquele aspecto opaco e ressecado. 

O melhor a se fazer nesse cenário é apostar em um Shampoo de Limpeza Profunda, que vai forçar a abertura das escamas e, logo na sequência, aplicar uma Máscara de Hidratação poderosa, capaz de repor a água e os nutrientes que estão em falta na fibra. 

A nutrição simboliza a salvação dos quadros de porosidade média!

Agora, se o seu cabelo apresentar uma porosidade média ou for naturalmente poroso, como é o caso dos cabelos cacheados e crespos, o ideal é investir em tratamentos voltados à nutrição das madeixas, como máscaras e umectações. 

Por auxiliarem na reposição dos lipídios perdidos, esses tratamentos são capazes de reter os nutrientes dentro da fibra capilar e reverter os possíveis sinais de desnutrição que possam comprometer a estrutura dos fios, proporcionando muito mais maciez, luminosidade e definição aos cabelos danificados. 

Aqui, o interessante é utilizar máscaras direcionadas à nutrição capilar ou investir em produtos enriquecidos com óleos vegetais, que, ao serem aplicados nas madeixas, promovem a umectação dos fios e revertem toda e qualquer irregularidade causada pelos sinais de desnutrição e ressecamento. Vale a pena experimentar! 

Altíssimos níveis de porosidade devem ser tratados com produtos reconstrutores!

Por fim, se os fios manifestarem um alto nível de porosidade, eles devem ser submetidos aos tratamentos de reconstrução capilar. Esse tipo de cuidado pode ser realizado através da Queratina Líquida ou através das Máscaras e Ampolas Reconstrutoras

Os cabelos que apresentam uma alta porosidade estão mais propensos a perder nutrientes, uma vez que suas cutículas estão tão abertas, que acabam perdendo substâncias na mesma proporção que as absorvem. 

Aplicando produtos enriquecidos com ativos reconstrutores, o fio consegue recuperar essa massa perdida e assume uma postura mais forte, tornando-se totalmente livre dos quadros de ressecamento e quebra.

Além disso, também é indicado apostar em alguns cuidados que auxiliam no fechamento das escamas, como enxaguar os fios com água fria e evitar o uso de shampoos ricos em sulfato

Independente do nível de porosidade, proteja seus fios e invista em um bom cronograma capilar!

Organizar uma agenda de tratamentos que atenda às necessidades do seu fio é extremamente importante!

Porém, muito além do cronograma capilar, existem alguns cuidados diários que fazem toda a diferença na recuperação de cabelos porosos e danificados. 

Evitar fontes de calor excessivo é um ótimo exemplo do que estamos falando! As altas temperaturas emitidas pela água do chuveiro de pelas ferramentas de finalização são altamente perigosas à saúde do fio.

É recomendado optar por duchas de água morna e, sempre que puder, aplicar um protetor térmico antes de usar um secador, uma prancha ou um modelador. 

Investir em uma linha específica para o seu tipo de fio também representa um cuidado importante para quem deseja revitalizar as madeixas.

De modo geral, essas linhas são enriquecidas com tudo o que a estrutura do seu fio precisa para se desenvolver de uma forma saudável. Consulte um profissional de confiança e peça indicações de produtos! 

Agora que você já sabe como cuidar de um cabelo poroso, torna-se muito mais simples restaurar os danos ocasionados pela porosidade. Acessando a página inicial do nosso blog, você confere outras dicas relacionadas ao universo capilar. Esperamos pela sua visita! 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *